Imagem: Instituto Habitat / Por Victória Oliveira
Temporada seca exige atenção: conheça os cuidados essenciais
No último domingo (24), equipes de brigadistas florestais voluntários do Instituto Habitat, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Ouro Preto, atuaram no combate a três focos de incêndio em Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto. Os voluntários conseguiram conter os dois primeiros focos, enquanto o terceiro foi controlado com o reforço dos bombeiros.
Agosto, setembro e até mesmo outubro são considerados meses críticos para o surgimento de incêndios florestais em Minas Gerais. O clima seco, a baixa umidade do ar e os ventos fortes criam condições propícias para a propagação rápida das chamas, fazendo com que uma pequena fagulha possa se transformar em um incêndio de grandes proporções.
Diante desse cenário, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais orienta a população a acionar imediatamente o 193 ao identificar o início de um incêndio, evitando tentar apagar as chamas por conta própria, já que a prática pode ser arriscada. Também recomenda cuidados como não atear fogo em lixo ou restos de podas, não descartar bitucas de cigarro em áreas de vegetação e manter aceiros limpos, ou seja, faixas sem vegetação que ajudam a impedir a propagação do fogo.
O Instituto Habitat reforça o convite para que a comunidade integre sua equipe de Brigadistas Florestais Voluntários. Esses cidadãos são capacitados, por meio de treinamento específico, para atuar na prevenção, no combate inicial a incêndios e em ações de educação ambiental. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (31) 98249-9670.