O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
2 min

Barragem da Vale, em Ouro Preto, não está mais no nível de emergência

Barragem da Vale, em Ouro Preto, não está mais no nível de emergência

Imagem: Divulgação/ Vale / Por: Marcos Delamore

Nesta terça-feira (20), a mineradora Vale comunicou que a Barragem Grupo, localizada no centro de operações Mina de Fábrica, em Ouro Preto, na região central de Minas Gerais, deixou o nível de emergência, que havia sido decretado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Além disso, a estrutura obteve classificação positiva para as condições de segurança, por meio da Declaração de Condição de Estabilidade (DCE).

De acordo com informações fornecidas pela Vale, a estrutura ganhou um reforço de segurança por meio de obras de escavação do maciço e remoção de alteamentos a montante da barragem, que eliminaram mais de 1,78 milhão de metros cúbicos de rejeito até o momento, o que equivale a cerca de 78% do volume total que será retirado.

A Barragem Grupo se junta a outras dezessete estruturas da empresa que deixaram o nível de emergência desde 2022. A mineradora destacou que tem o compromisso de descaracterizar todas as barragens construídas pelo método a montante, de monitorar permanentemente as estruturas e de desenvolver ações contínuas para aprimorar a segurança.

A empresa já investiu um total de R$ 10 bilhões no Programa de Descaracterização e prevê o encerramento das obras de desmonte da barragem Grupo para o segundo semestre de 2025.

A estrutura é uma das treze restantes que foram construídas nessas condições e permanece inserida em um nível de alerta, como medida de prevenção, até que a documentação seja analisada seguindo as normativas da legislação em vigor.

A retirada de nível de emergência da Barragem Grupo foi deferida pela ANM e devidamente comunicada pela Vale aos órgãos reguladores e fiscalizadores competentes.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni