Reportagem: Paulo Noronha
As três cidades da região dos Inconfidentes iniciam novos ciclos administrativos, com o desafio de se libertarem do ciclo minerário, mas cada vez mais dependentes dele
O dia 1º de janeiro de 2025 foi marcado, além das confraternizações de início do ano, pela posse dos representantes eleitos em 2024 nas cidades brasileiras. Na região dos Inconfidentes, O Liberal acompanhou as posses de Juliano Duarte em Mariana, Angelo Oswaldo em Ouro Preto e Elio da Mata em Itabirito, bem como dos legisladores que comporão as casas de leis das cidades mencionadas. Entre os desafios dos novos gestores, setores como educação e saúde foram os mais citados, e a diversificação econômica, já que as três cidades se aproximam de R$1 bilhão em arrecadação, mas continuam largamente dependentes da mineração.
Mariana
Em Mariana, com cerimônia realizada na Arena Mariana na parte da manhã de quarta-feira, o prefeito Juliano Duarte recebeu do ex-prefeito Celso Cota as chaves da cidade, simbolizando a transmissão da responsabilidade governamental. O novo prefeito discursou destacando o objetivo de melhorar a saúde municipal, “implantando dez leitos de UTI, construindo novas Unidades Básicas de Saúde, fortalecendo a atenção primária”. Juliano prometeu grandes investimentos na educação também, com a “construção de novas creches e o compromisso assumido de zerar a fila de creches. E até o final do mandato, é um desafio, que Mariana volte a ter o maior IDEB da Região dos Inconfidentes”, lançou Juliano. Finalizando seu discurso, Juliano frisou a importância de “diversificar a economia, trazer novas empresas, para que não sejamos 100% dependentes da mineração”.
Para a Câmara de Mariana, ficou a presidência liderada por Ediraldo Pinico (PSB), vice Maurício da Saúde (PSDB), 1º secretário Manoel Douglas (PV) e 2º secretário Roberto Cota (AVANTE). Foram 14 votos favoráveis à chapa, com um único voto contrário, do vereador Marcelo Macedo (PSDB).
Ouro Preto
Em Ouro Preto, no Centro de Convenções da UFOP e já no fim da tarde, o prefeito reeleito Angelo Oswaldo segue para o quinto mandato, atestando a importância histórica e acolhimento popular para suas gestões ao longo das últimas três décadas. Em seu discurso, Angelo focou na longeva trajetória política que desempenhou, destacando também sua vice Regina Braga, que “inaugura o sétimo mandato eletivo, cinco dos quais como legisladora. Que a fé nos princípios republicanos e o equilíbrio democrático iluminem nossa jornada, para que a Ouro Preto dos Inconfidentes libertários, do cidadão Chico Rei, do mestre Aleijadinho, do abolicionista Bernardo Guimarães e da sonhadora Sinhá Olímpia continue a ser referência daqueles que optam pelo império da justiça, da concórdia e da paz”, clamou o prefeito.
Concórdia também foi o mote da eleição para a presidência da Câmara, com a retirada das candidaturas à presidência de Zé do Binga (PV), Alessandro Sandrinho (PP) e à secretária de Naércio Ferreira (PSD). Com isso, restou eleita e aclamada por unanimidade a chapa liderada pelo presidente Vantuir (AVANTE), vice Kuruzu (PT) 1º secretário Renato Zoroastro (PSB) e 2º secretário Alex Brito (PDT).
Itabirito
A cerimônia de posse itabiritense foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores e reuniu autoridades, representantes da sociedade civil e familiares. Em seu discurso, o prefeito empossado, Dr. Elio da Mata, focou na transparência e na boa política. “Sempre que surge a pergunta da razão de querer governar Itabirito, uma vez que já tenho uma carreira sólida, respondo que é por precisarmos que a boa política seja fortalecida. É por meio da boa política que garantimos mais vagas em creches, que melhoramos a qualidade das UBS, que construiremos mais moradias, que criamos mais empregos e que colocamos aqueles em vulnerabilidade social como parte essencial das políticas públicas. Tudo depende da boa política”, frisou o prefeito.
Outro destaque da cerimônia foi a entrega da bandeira de Itabirito e um pin, por parte do ex-prefeito Orlando Caldeira, ao novo gestor de Itabirito, simbolizando a transmissão democrática do poder.
Já para a presidência da Câmara, uma única chapa se inscreveu. Liderada pelo vereador mais votado no último pleito, o novo presidente Márcio Juninho (CIDADANIA) foi acompanhado em sua ascensão pelo vice Fabinho Fonseca (PSD), e pelo secretário Manoel da Autoescola (PT). A chapa foi acolhida com 14 votos favoráveis, contando uma única abstenção, da vereadora Rose da Saúde (PSB).