Texto e Imagem: Marcos Delamore
O dia 12 de fevereiro marcou o início dos desfiles e cortejos dos blocos tradicionais de Ouro Preto (MG). Os Conspirados, Zé Pereira do Club dos Lacaios, Gatas e Gatões, e Vermelho i Branco foram as primeiras agremiações carnavalescas a se apresentarem nas ruas históricas durante o Carnaval 2026.
O Carnaval de Ouro Preto, um dos mais tradicionais e procurados do Brasil, atrai foliões de todas as partes do mundo. Este ano, a festa se torna ainda mais especial, com mais de 200 atrações, que dão o ritmo à festa mais aguardada, animando a multidão de foliões em uma programação intensa e diversa.
Os Conspirados
Responsável por abrir o Carnaval de Ouro Preto há mais de 25 anos, o Bloco Os Conspirados é um dos principais atrativos da festividade e símbolo de inclusão e ocupação de espaços públicos, como a Praça Tiradentes.
Os pacientes dos três Centros de Atenção Psicossocial (Caps AD, Caps II e Caps IJ) de Ouro Preto celebram e desfilam a felicidade, a representatividade, a transformação social e a cidadania pelas ruas do centro histórico da cidade mineira.
Zé Pereira dos Lacaios
Considerado um dos blocos mais antigos do Brasil, o Zé Pereira dos Lacaios foi criado pelos empregados do Palácio dos Governadores, na atual Praça Tiradentes. Há mais de 150 anos, a agremiação mantém esta tradição de desfilar na abertura da folia ouro-pretana. Com grandes bonecos, alegres e coloridos e um toque inconfundível, o bloco recebe um carinho especial do grande público de Ouro Preto.

Gatas e Gatões
O Bloco Gatas e Gatões, formado por integrantes do Clube da Maior Idade Renascer Ouro-Pretano, esbanja longevidade, criatividade e muita alegria, destacando o potencial da saúde e a qualidade de vida dos idosos.
Vermelho i Branco
Um dos blocos mais tradicionais de Ouro Preto, o Vermelho i Branco foi fundado por um dos torcedores símbolo do Esporte Clube Rosário, Jusberto Vaz Cardoso, em 1983, após a primeira conquista do Campeonato da Primeira Divisão de Futebol de Ouro Preto pelo clube.
Desde então, a quinta-feira de carnaval nunca mais foi a mesma. A concentração e o cortejo do bloco reúne milhares de foliões com vestimentas nas cores vermelha e branca para acompanhar a festa na abertura da maior folia do interior de Minas Gerais.
Shows
No início da noite, os cantores mineiros Rogério Flausino e Wilson Sideral contagiaram os foliões com muita energia e os sucessos musicais de Cazuza. A festa continuou com DJ Pátrida e Rhom Live, encerrando o primeiro dia de Carnaval na cidade.
