Marcos Delamore
O Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizou a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Ouro Preto, reunindo gestores, trabalhadores, prestadores de serviço e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para planejar melhorias no atendimento à população e discutir ações para o fortalecimento do SUS no município. O evento foi realizado no auditório do Departamento de Geologia, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Durante a solenidade de abertura, o secretário municipal de Saúde, Leandro Moreira, reiterou o foco na construção de propostas, objetivos e investimentos, que irão compor o Plano Plurianual de Saúde dos próximos quatro anos.
“Em 2025, o nosso SUS completa 35 anos e ainda precisa de evoluir muito. A cada passo que conseguimos dar em relação à assistência em saúde, a gente abre uma série de perspectivas. A 10ª Conferência Municipal de Saúde tem o objetivo de construir o nosso Plano Plurianual, tudo aquilo que a gente espera e vai fazer para a população de Ouro Preto, nos próximos quatro anos. O SUS é todos! Viva o SUS!”, declarou.
A vice-prefeita de Ouro Preto, Regina Braga, comentou a importância da Conferência como um espaço fundamental para a construção democrática de diretrizes que irão orientar a gestão da saúde no município. “Nós temos trabalhado muito a saúde. Dessa conferência, vão sair muitas propostas interessantes tanto para a revisão estadual quanto para a federal. Agradeço a todos que contribuem para a saúde no município”, afirmou.
Também estiveram presentes na sessão solene de abertura da Conferência representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Conselho Municipal de Saúde (CNS), do Executivo e Legislativo de Ouro Preto, além da participação ativa da população local.
Na última sexta-feira, dia 26 de setembro, novos investimentos contemplaram a Saúde de Ouro Preto. Com a instalação do Conselho Federal de Participação Social da Bacia do Rio Doce (CFPS Rio Doce), foi confirmado o repasse de R$10 milhões para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) do município.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os recursos serão aplicados na reforma do CAPS-AD, da Policlínica Municipal e na construção da Unidade Básica de Saúde do bairro Antônio Dias, além da ampliação do CAPS para o atendimento 24h e a implantação de um centro de convivência voltado para a rede de atenção psicossocial.