O Liberal
Últimas Noticias
Carta aos Tempos
2 min

Museu das Reduções, relíquia artística e turística

O Museu das Reduções, que acaba de ser reinaugurado em Cachoeira do Campo, é uma raridade artística e cultural. Além de constituir um atrativo turístico único e inovador por sua singularidade e exemplaridade, permite, de maneira didática e ilustrativa, uma aula de Educação Patrimonial, justamente para quem está a caminho, pela Rodovia dos Inconfidentes, para conhecer Ouro Preto, de que está distante apenas 10 minutos. 

O Museu é obra dos artistas-miniaturistas Irmãos Vilhena, Ênnio, Décio, Evangelina e Sylvia que, há 35 anos, decidiram revelar suas habilidades manuais reconstruindo, com materiais naturais, significativos monumentos arquitetônicos brasileiros por sua excepcionalidade e originalidade histórica, construtiva e ornamental. No Museu, seus criadores revelam também sua vocação pedagógica por seu conteúdo educativo e humanista.

Revela, especialmente, a importância da arte miniaturista e sua interdisciplinariedade, magnificamente revelada pela inata vocação dos seus criadores, sua sensibilidade cultural e compromisso com a formação e difusão de consciência pela valorização e preservação do patrimônio histórico e arquitetônico mineiro e brasileiro. O Museu é iniciativa de Carlos Alberto Vilhena, seu diretor e herdeiro dos seus criadores e se viabilizou, nesta nova etapa, com o patrocínio do empresário e empreendedor Renato Figueiredo.

O Museu encanta pela beleza plástica dos 29 trabalhos em exposição e permite momento de intensa fruição estética e espiritual, integrando-se complementarmente ao conjunto de atrativos turísticos e culturais da Região dos Inconfidentes, suas cidades históricas e variada natureza, permitindo experiências vivenciais únicas aos visitantes. 

*Jornalista e historiador 

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni