O Liberal
Últimas Noticias
Carta aos Tempos
4 min

Igreja de São Francisco em OP revela vidas do Santo e do Papa

Mauro Werkema

Em Ouro Preto, a Ordem Terceira de São Francisco da Penitência construiu sua igreja a partir de 1.763, com “risco” (projeto) e elementos ornamentais de Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa, 1737/1814). Hoje, obra prima do Barroco/Rococó brasileiro, a Capela de São Francisco é uma das “Sete maravilhas da Arte de Origem Portuguesa no mundo”. Percorrê-la, já cativado pelos ornatos do seu frontispício e seu estilo escultórico gracioso, com olhos abertos à sua arte e espiritualidade, é uma viagem que convida à reflexão e ao eretimismo pelo franciscanismo e seus signos e elementos que revelam vida, lição e o exemplo de Francisco de Bernadone (Assis, Itália (1182/1226). E que saiu pelo mundo na pregação de suas visões de vida e de renúncia às riquezas, simplicidade, desapego e humildade, serviço aos mais pobres e harmonia com a natureza e os animais. Uma visita à capela nos permite conhecer mais a Inspiração e o nome que o Papa Francisco, jesuíta, adotou e revela na sua vida e no seu Pontificado.

Já no frontispício, de Aleijadinho, bordados em pedra-sabão, estão os símbolos da Irmandade e seus ornatos escultóricos que circundam a Padroeira, N. S. da Conceição, mostrando São Francisco, em medalhão, ajoelhado em seu momento místico, recebendo as “cinco chagas” no Monte Alverne, momento de sua transformação espiritual e inspiração na sua caminhada. No forro da nave, obra-prima de Athayde, pintor maior da arte sacra mineira, uma orquestra de anjos-músicos festeja a subida de Nossa Senhora ao céu. Todos ensejando seus significados.

Na nave, nos quatro cantos, neste passeio pelo franciscanismo, painéis retratam os “doutores da Igreja”, Santo Agostinho, São Jerônimo, São Gregório e Santo Ambrósio, que dão sustentação filosófica e doutrinária aos ensinamentos de Francisco. E São Pedro e Madalena (“santos arrependidos”). E Santa Maria de Cordona e Santa Clara, que o acompanharam em muitas jornadas. E muitos outros símbolos, em pinturas, esculturas e ornatos, em madeira e pedra, nos anjos, no altar-mor, do genial Aleijadinho, vão revelando vida e ensinamentos de São Francisco mas e, sobretudo, suas andanças pelo mundo e lições básicas da Ordem. São o legado espiritual que nos revela também o Papa Francisco, em suas palavras, gestos e exemplos que demonstrou em sua vida. E que também estão na famosa “Oração de São Francisco”, síntese do humanismo franciscano, leitura essencial para melhor entender São Francisco.

Mas será logo na entrada da Igreja, no forro, que estão pintados, já para advertir aos que a visitam, os símbolos franciscanos. Duas frases advertem e exortam: “Memento mori”, lembre-se que morrerás, e “Vanitas Vanitaten”, que convida a abandonar as vaidades e a pensar na fortuidade e inevitabilidade da morte. E lá estão também os símbolos da Ordem: uma flor que revela a pureza da fé. Uma vela, que nos lembra que sua chama é tão frágil e efêmera como também o é a vida. Uma ampulheta mostra o tempo passa veloz. E uma caveira, com ramo de espinhos, nos convida a pensar sobre a vaidade inútil e vã. Um açoite-silício nos convida à penitência que afasta o pecado e estimula o arrependimento. Mais um alaúde e uma partitura, que lembram São Francisco na sua pregação, sempre com alegria, mesmo na sua pobreza e renúncia às riquezas patrimoniais. E um espelho, que convida a nos vermos, a olharmos para nós mesmos e lembrar que “somos pó e a ele retornaremos”. E, finalmente, um rosário, símbolo da devoção a Maria e que nos convida a rezar. Signos que levam a pensar sobrea vida e estimulam o sentimento da humildade. E, com estes signos, fundou sua ordem que se espalhou por todo o mundo.

Enfim, são elementos que nos ajudam a entender o Papa Francisco, sua vida, espiritualidade, suas falas e exemplos, condutas como homem e Papa. E, para todos, a saudação “Paz e bem”, como se cumprimentam os franciscanos. Nos seus últimos momentos, já tendo deixado esta vida, nas homenagens finais, na presença do mundo inteiro, nas multidões que se despediram, no seu caminho final em Roma até Santa Maria Maggiore, assistimos o quanto a figura humana do Papa Francisco cativou a muitos com seu exemplo.

maurowerkema@gmail.com

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni