Por Lucas Porfírio
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a transmissão, contágio, sintomas e prevenção da monkeypox, popularmente conhecida como “Varíola dos Macacos”, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Varíola dos Macacos: fique bem com a informação”. A campanha nacional faz parte das ações do Ministério da Saúde em combate à doença.
De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o conhecimento é fundamental no enfrentamento da doença. “No caso da ‘Varíola dos Macacos’, a maior prevenção é a informação correta da forma de contágio dessa doença”, afirmou.
Até o momento, conforme boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, de 21 de agosto, no Brasil há 3.788 casos confirmados da doença. A campanha alerta que a principal forma de prevenção é evitar o contato com pessoas infectadas ou objetos contaminados. Roupas, roupas de cama, toalhas são alguns exemplos.
“A transmissão por meio de gotículas geralmente requer contato próximo e prolongado entre uma pessoa infectada e outras pessoas, o que torna trabalhadores da saúde, familiares e parceiros íntimos pessoas com maior risco de infecção. A transmissão ocorre pelo contato físico com lesões de pele ou fluidos corporais (pus, sangue e saliva) de pessoa infectada, principalmente, por meio de relação sexual, beijo, abraço e contato com a pele lesionada”, alerta o Ministério da Saúde.
É importante destacar que o período de incubação da doença pode chegar a 21 dias e que nesse período é possível transmitir a doença. Já a duração de sinais e sintomas, normalmente, ocorre de 2 a 4 semanas. Os principais sintomas são: erupção cutânea, febre, linfonodos inchados, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e calafrios, que podem aparecer associados ou não. Em caso de sinais e sintomas, é necessário procurar imediatamente uma unidade de saúde, o teste laboratorial será realizado em todos os pacientes com suspeita da doença.
Ainda não existe um tratamento específico ou remédio específico para a “Varíola dos Macacos”. O tratamento é baseado em medidas de suporte, com o objetivo de aliviar os sintomas, prevenir e tratar complicações. Além de evitar sequelas.