A Fundação Hemominas está funcionando normalmente e garante a segurança durante a doação, mesmo com a pandemia do Coronavírus
Por Glauciene Oliveira
De acordo com a Fundação Hemominas, o banco de sangue de Minas Gerais está em estado de crítico, pois os níveis estão muito baixos. Atualmente, apenas o tipo sanguíneo AB está estável, os estoques dos demais tipos estão comprometidos. O contexto de pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) é um dos principais motivos do déficit de doações.
Os tipos sanguíneos O+, O- e A+ estão em estado crítico. Já os níveis dos tipos A-, B+, B- e AB- estão em alerta. Os dados são referentes a análise feita nesta última quarta-feira (16).
Segundo o Hemominas, antes do vírus atingir o estado, o nível do banco de sangue já estava baixo por conta das fortes chuvas que atingiram Minas Gerais no início de 2020. E agora, durante a pandemia, o número de doadores despencou e a situação se agravou ainda mais.
O hemocentro está funcionando normalmente e salienta que não existem riscos para quem deseja doar, pois os ambientes de coleta são seguros e respeitam as regras de prevenção e higiene, estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O uso do álcool em gel 70% é obrigatório nas mãos de qualquer pessoa que entrar nas unidades. E ainda, as salas foram reorganizadas, com isso cada doador fica a um metro de distância do outro, evitando o contato social e a proliferação do vírus.
A doação deve ser agendada online pelo site do Hemominas, hemominas.mg.gov.br, ou pelo aplicativo MGapp. Nas plataformas é possível selecionar os pontos de coleta de preferência, Belo Horizonte e São João Del Rey são os municípios com unidades mais próximas da Região dos Inconfidentes.
Requisitos para a doação
De acordo com o Ministério da Saúde, podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Entretanto, pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres. Além disso, o intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de 60 dias para os homens e 90 dias para as mulheres.
Os requisitos para doar são estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos, estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue e caso seja após o almoço, aguardar 2 horas e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.