Ouro Preto, Mariana e Itabirito possuem 27 escolas estaduais, é importante que membros da comunidade escolar respondam ao questionário
Por Lucas Porfírio (Com informações da SEE/MG)
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) anunciou a prorrogação da Pesquisa de Opinião da Rede – Novo Ensino Médio (PNEM) até a próxima sexta-feira, 14 de julho. A medida visa garantir a participação do maior número possível de membros da comunidade escolar, incluindo estudantes, professores e gestores escolares da rede estadual, na consulta pública sobre o Novo Ensino Médio (NEM).
A pesquisa tem como objetivo ouvir a comunidade escolar e as áreas diretamente envolvidas no novo formato de ensino, a fim de compreender os desafios da implementação do modelo e coletar dados que embasem estratégias de melhorias.
De acordo com a SEE/MG, até o momento, cerca de 50% das mais de 2.400 escolas da rede estadual já participaram da consulta pública. A diretora de ensino médio da SEE/MG, Rosely Lima, destacou que essa adesão garante a credibilidade do trabalho de mobilização das regionais e unidades escolares, que se esforçaram para garantir a participação daqueles que vivenciam o NEM diariamente, nas salas de aula, nas escolas e nas regiões.
A diretora de Ensino explicou ainda que o prazo da pesquisa foi estendido a pedido dos entrevistados. “Como o propósito é a escuta do maior número possível de impactados com o novo modelo do ensino médio, pedimos a cada um e a cada uma para incentivarem a participação dos que ainda não responderam esse importante instrumento de consulta pública até dia 14/7”, completou Rosely.
Segundo a Secretaria de Educação de Minas Gerais, a próxima etapa de implementação do NEM abrangerá 100% da rede estadual de ensino em 2024. Para responder a pesquisa, foram disponibilizados links com formulários distintos, direcionados a estudantes, professores e gestores escolares. É importante destacar que a pesquisa dos estudantes é voltada para todos os alunos do 2º ano do ensino médio e do 2º e 3º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A SEE/MG disponibilizou o Manual para Aplicação da Consulta Pública para orientar os participantes.
Estima-se que cerca de 390 mil estudantes participem da pesquisa. O levantamento com os professores é destinado aos docentes que atuam no 1° e 2° ano do ensino médio, tanto na Formação Geral Básica quanto nos Itinerários Formativos. Já a pesquisa com os gestores escolares é voltada para diretores, especialistas em Educação Básica (EEB) e coordenadores do NEM.