O Liberal
Últimas Noticias
Brasil
3 min

Reformulação no Minas Consciente permitirá que academias e agências de turismos reabram na Onda Amarela

Ouro Preto, Mariana e Itabirito continuam na onda vermelha, a mais restrita do plano
Nesta quarta-feira (19) o Governo de Minas Gerais anunciou mais uma reformulação no plano Minas Consciente, criado para garantir a retomada segura das atividades econômicas no estado durante a pandemia do COVID-19. Agora, as academias de ginástica e as agências de viagem terão protocolos de reabertura na Onda Amarela do plano. Inicialmente, a previsão era que esses estabelecimentos só entrassem em funcionamento na Onda Verde, quando estão liberadas atividades não essenciais com alto risco de contágio.
De acordo com o Governo, a flexibilização foi deliberada na última terça-feira (18) pelo Comitê Executivo, que analisou o cenário atual da pandemia e identificou a possibilidade de antecipar a reabertura do setor. “Mesmo assim, o funcionamento completo desses estabelecimentos só será permitido na Onda Verde e os protocolos da Onda Amarela serão mais restritivos”, esclareceram.
O governador Romeu Zema destacou que a decisão considerou, principalmente, que as regras de higiene e distanciamento serão criteriosas. “O nosso Comitê, juntamente com a Secretaria de Saúde, está definindo protocolos para a reabertura gradual, e com muito critério, das academias de ginástica. O protocolo vai exigir, por exemplo, distanciamento mínimo entre os frequentadores, agendamento para garantir que não haja lotação superior àquela considerada segura, e também higienização bem rígida dos equipamentos, para evitar a transmissão por meio das superfícies”, afirmou.
Já sobre as agências de turismo, o Comitê considerou que a atividade não tem risco de grandes aglomerações. “São importantes para garantir viagens de negócios e o fortalecimento de outras cadeias produtivas, como aeroportos, hotéis e pousadas.”
O governador Romeu Zema também avaliou que a abertura das agências permitirá que as pessoas programem viagens futuras. “Muitas pessoas já pretendem programar seus passeios, para quando eles forem possíveis, e, por isso, as agências são tão importantes. Além de serem grandes geradoras de emprego”, explicou. 
As mudanças definidas passam a valer a partir do próximo sábado (22) após a publicação no Diário Oficial de Minas Gerais. 
Região dos Inconfidentes – Onda Vermelha
As cidades de Itabirito, Ouro Preto e Mariana, se configuram como uma microrregião e, até o momento, estão enquadradas na onda vermelha, a mais restrita do programa. Nesta categoria é permitido funcionar somente os comércios considerados essenciais: 

Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência;
Bares (somente para delivery ou retirada no balcão);
Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
Serviços de ambulantes de alimentação;
Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
Vigilância e segurança privada;
Serviços de reparo e manutenção;
Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
Construção civil e obras de infraestrutura;
Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni