Por Karina Peres
Em uma assembleia realizada na última terça-feira (12), os servidores da rede estadual de educação decidiram por decretar o fim da greve da categoria, após deputados estaduais derrubarem o veto do governador Romeu Zema (Novo) à proposta de reajuste que adequa os vencimentos dos servidores da educação ao piso salarial. Desse modo, as aulas na rede estadual voltam na segunda-feira (18).
A grande maioria dos deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, decidiram por derrubar o veto do governador ao reajuste de 33,24% pedido pela categoria. Ao todo, foram 55 votos a favor de derrubar o veto e apenas três contra. Entretanto, apesar da vitória parcial dos servidores da educação, o governador ainda pode ir à justiça para tentar anular a decisão dos parlamentares.
A coordenadora do SINDIUTE Ouro Preto, Rosane Gonçalves, informou que caso o governador recorra, a categoria poderá entrar em greve novamente. “Zema já pronunciou que recorrerá à Justiça. A categoria aprovou em sua última Assembleia Sindical o Estado de Greve. Então, apesar de retomarmos às atividades presenciais na segunda-feira (18), a categoria permanece mobilizada e pode retomar a greve a qualquer momento”, explicou.
Mesmo com possíveis novos desdobramentos, a derrubada do veto foi muito celebrada pelos servidores da educação. “Apesar de parcial, a vitória é muito importante para a categoria. Quer Zema queira, ou não, a lei será sancionada. Caso o governador judicialize a questão, temos esperanças de que o Tribunal de Justiça emita um parecer favorável aos servidores. Temos vários pareceres favoráveis e leis bem claras que amparam as nossas reivindicações e também temos a nosso favor a verba do FUNDEB que não é gasta em sua totalidade”, declarou a coordenadora.