Karina Peres
Nesta terça-feira (30), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais decidiu não antecipar os feriados estaduais de 21 de abril de 2021, 21 de abril de 2022 e 21 de abril de 2023. O Projeto de Lei estava em discussão e pretendia adiantar os feriados para os dias 5, 6 e 7 de abril de 2021, com objetivo de intensificar as ações de distanciamento social.
Segundo a Assembleia, a justificativa para a decisão seria o fato de que o estado não tem embasamento fático e estatístico para aplicar a medida. Entretanto, outras propostas contidas na PL ainda estão mantidas, como a de ampliar o serviço de saúde por meio da convocação de profissionais voluntários, contratação temporária de profissionais aposentados da saúde e de estudantes da área.
As medidas visam o enfrentamento à crise de saúde pública vivenciada no estado devido a pandemia da Covid-19. De acordo com o boletim da Secretaria de Estado de Saúde, Minas Gerais tem mais de 1 milhão de casos confirmados e mais de 20 mil óbitos por coronavírus.
Em relação ao feriado da Semana Santa, fica mantido o ponto facultativo na próxima quinta-feira (1) e o feriado da sexta-feira (2). Em Ouro Preto, todas as celebrações serão online para evitar aglomerações e promover o distanciamento social.