Imagem: Divulgação/ Gerdau / Por: Marcos Delamore
O Programa de Educação Ambiental da Gerdau, o “Gerdau Germinar”, completa, em 2025, 35 anos de história, sendo considerado um dos pioneiros no país para essa temática. A iniciativa promove ações de conscientização, preservação ambiental e estimula o engajamento da sociedade na proteção do meio ambiente e no uso sustentável dos recursos naturais.
As atividades do programa contemplam escolas de municípios das regiões do Alto Paraopeba e Inconfidentes, em Minas Gerais, e, também, recebe visitantes de várias localidades do Estado e do Brasil. Ao longo de sua existência, mais de 400 mil pessoas já foram sensibilizadas, com destaque para estudantes, educadores, membros de comunidades, colaboradores, instituições de ensino e ONGs.
Há mais de três décadas, o projeto proporciona suporte técnico e especializado para o desenvolvimento de iniciativas educacionais que auxiliam no complemento da formação escolar de milhares de alunos e contribuem para articular a integração e participação desse público no cuidado com o meio ambiente. A estimativa anual de visitas é de, aproximadamente, seis mil alunos e educadores, que se inserem em oficinas e cursos para adquirir conhecimentos e repassar todo o aprendizado.
A coordenadora e especialista do projeto Germinar, Fernanda Montebrune, destacou o foco do Germinar e ressaltou o impacto das atividades para o futuro sustentável.
“O Germinar é uma semente para o futuro que plantamos há três décadas. O trabalho desenvolvido com atividades educativas e de cidadania frutifica em ações concretas nas comunidades, com sensibilização e mobilização para a importância da preservação da fauna, da flora e do cuidado com as águas, além do fomento às pesquisas científicas”, declarou.
Desde 2004, o Gerdau Germinar dispõe de um Biocentro, situado na cidade mineira de Ouro Branco, unidade com estrutura para atender os públicos interno e externo. O espaço é destinado para práticas da educação ambiental, interações, simulação de biomas, diversas atividades educativas e exerce a função de um equipamento de conservação, pesquisa e inovação.
Além das parcerias para pesquisas e atividades educacionais, o Gerdau Germinar recebeu oficialmente a chancela de Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas), se convertendo em um local de proteção da fauna silvestre brasileira. Assim, os animais resgatados para cuidados e reabilitação são reinseridos na natureza. Ao todo, o programa já reinseriu 188 animais na natureza.
Para conhecer outras ações e a trajetória de 35 anos do Programa de Educação Ambiental da Gerdau, maior produtora brasileira de aço, acesse o canal da Gerdau no Youtube.