O Liberal
Brasil
4 min

Gerdau anuncia parceria com festival de música “The Town”: meta é construir um palco feito de aço 100% reciclado

Gerdau anuncia parceria com festival de música “The Town”: meta é construir um palco feito de aço 100% reciclado

Por Karina Peres
Entretenimento com responsabilidade social. Esse é um dos objetivos da parceria entre Gerdau e o festival de música “The Town”. A empresa irá fornecer mais de 300 toneladas de aço 100% reciclável para a construção de estruturas fixas e temporárias do evento, marcado para acontecer nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro, em São Paulo. Além disso, Gerdau, The Town e a Prefeitura de São Paulo, também se uniram à ONG Gerando Falcões e vão apoiar o projeto Favela 3D, que vai impactar mais de 200 famílias da favela do Haiti. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa realizada no dia 30 de maio. Cantora Iza será a embaixadora do festival.
No ano passado, a Gerdau, que é a maior recicladora de sucata ferrosa da América Latina, já tinha fornecido o aço para construir o principal palco do Rock in Rio, o Palco Mundo, o maior do festival. Ele foi feito com 73% do material reciclado e agora, a parceria se repete, mas com uma meta maior: construir um palco com 100% de aço reciclado. “Esse é o nosso compromisso agora, quando a gente olhar para aquele palco vamos ver o trabalho de mais de um milhão de pessoas que estão empregadas dentro da cadeia de reciclagem. Vamos ver um pouco de cada uma delas em um palco 100% reciclado”, afirmou Luis Justo, CEO da Rock World, empresa produtora do Rock in Rio e The Town.
Para Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, promover a sustentabilidade por meio do entretenimento é mais uma forma da empresa contribuir com o desenvolvimento da sociedade. “Essa é uma união de propósitos, desde a fundação da Gerdau, nós temos uma preocupação de impactar positivamente a vida das pessoas das regiões que estamos presentes. Nós queremos ser um elemento transformador na sociedade. Essa parceria com o The Town reafirma o nosso compromisso com um futuro ainda mais sustentável”, afirmou Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.
Outro objetivo da união de forças entre Gerdau e The Town é o de usar o poder de comunicação do festival para atrair os olhares para o projeto Favela 3D, que tem a meta ousada, mas possível, de interromper o ciclo de pobreza nas favelas do Brasil. Edu Lyra, fundador e presidente da ONG Gerando Falcões e idealizador do projeto, explicou que a ONG tem presença em quase 6 mil favelas brasileiras trabalhando com projetos de desenvolvimento econômico, cidadania e construindo impacto social. “Mas a nossa missão, é transformar a pobreza da favela em uma peça de museu antes de Marte ser colonizado, se tem ciência para ir para outro planeta, a gente não pode tolerar o intolerável de ter crianças passando fome […] Por isso, a gente tem desenvolvido nos últimos três anos, a Favela 3D, que significa digital, digna e desenvolvida […] Com ele, nós combinamos políticas públicas bem sucedidas e tecnologias sociais nas favelas para quebrar o ciclo de pobreza”, explicou.
Atualmente o projeto está em desenvolvimento na favela do Haiti, em São Paulo, e vai impactar mais de mil pessoas.  Durante o The Town, que terá seis palcos que recebem artistas como Post Molone, Bruno Mars, Maroon 5 e Foo Fighters, será comercializado um chaveiro oficial do festival produzido com aço reciclado. As verbas serão revertidas para o projeto 3D. 
Festival em BH?
Durante o evento de lançamento da parceria, Gustavo Werneck e Luis Justo foram questionados sobre a possibilidade da realização de um festival de música de grande porte também na capital mineira. Entretanto, Luis explicou que colocar um festival como o Rock in Rio e o The Town em prática demanda planejamentos de longo prazo e que no momento eles não estudam essa possibilidade. Porém, Gustavo já afirmou que caso venha a acontecer um festival em Minas, eles podem contar com a parceria da Gerdau. 
Investimento em Minas Gerais
Gustavo também informou que a Gerdau vai anunciar um pacote de investimentos em Minas Gerais nos próximos meses, que vai impactar também em Ouro Preto. “Será um investimento muito relevante para o estado, que vai refletir nas cidades onde nós atuamos e Ouro Preto está entre elas. Nosso investimento está atrelado ao esporte, a cultura e a cidadania, para impactar e melhorar a vida das comunidades onde nós atuamos”, destacou o CEO. 

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni