O Liberal
Brasil
4 min

Encerram nesta semana as inscrições para o Edital Cultural Arte em Aço Gerdau

Encerram nesta semana as inscrições para o Edital Cultural Arte em Aço Gerdau

Projeto propõe a criação de esculturas usando o aço como matéria-prima e as obras ficarão expostas em nove cidades mineiras, entre elas Ouro Preto
Encerram nesta sexta-feira (16), as inscrições para o edital “Arte em Aço”, iniciativa que vai selecionar artistas visuais mineiros para a execução de obras de arte feitas com aço. O projeto é realizado pela Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, em celebração aos seus 120 anos e também em homenagem aos 300 anos de Minas Gerais.
O Edital irá selecionar e patrocinar nove propostas culturais, na área de artes visuais, com valor de até R$ 265 mil, em recursos próprios da empresa e incentivados por meio da na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (LEIC-MG).
As inscrições estão limitadas a artistas residentes em Minas Gerais e podem ser feitas gratuitamente pela plataforma Prosas, até as 18h do dia 16 de abril (sexta-feira). Os artistas participantes contam ainda com uma consultoria gratuita da Através – Gestão Cultural, empresa especializada no mercado cultural, para apoio nos trâmites de elaboração, inscrição e aprovação dos projetos no mecanismo da LEIC-MG.
Os projetos inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por especialistas, entre eles nomes como o do arquiteto Gustavo Penna, e pela própria Gerdau. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 28 de maio de 2021.
Arte nas cidades mineiras
Tendo Minas Gerais como temática, o projeto levará as obras como um presente especial às cidades onde a Gerdau mantém operação  no estado. As nove propostas selecionadas serão submetidas a uma votação popular antes que sejam instaladas em espaços públicos de amplo acesso e visibilidade, como museus, centros culturais, praças ou parques, em Barão de Cocais, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto e Três Marias, além de Belo Horizonte, que terá a obra instalada no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, passando a fazer parte do acervo público deste equipamento cultural.
Sobre a Gerdau, uma empresa de 120 anos  
A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Em janeiro deste ano, completou 120 anos de uma história de solidez, contribuição para o desenvolvimento e legado para uma sociedade em evolução constante. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 10 países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, são 11 milhões de toneladas de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex). 
Nossa história
Da fábrica familiar de pregos em Porto Alegre (RS) a uma gigante da cadeia do aço internacional, a trajetória da Gerdau começa a partir da compra da Cia Fábrica de Pregos Pontas de Paris por João Gerdau, em 1901. O imigrante alemão marcou seu pioneirismo empreendedor, que se tornou a chama que se mantém acesa até hoje, 120 anos após sua fundação. Na última década, a Gerdau segue fazendo história por meio de uma transformação cultural e digital baseada no compromisso de moldar um futuro cada vez mais sustentável.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni