O deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT) solicitou, nesta quarta-feira (20), urgência na tramitação do projeto de lei que proíbe a instalação de máquinas de caça-níqueis em estabelecimentos comerciais de Minas Gerais.
O pedido veio após o parlamentar criticar, em suas redes sociais, a decisão publicada no Diário Oficial do Rio de Janeiro, na última terça-feira (19), que autorizou o funcionamento das máquinas em locais como padarias e bares.
Apresentado há um ano, o PL integra uma série de propostas do deputado para conter o avanço da ludopatia no estado. Segundo ele, a proibição é uma medida preventiva contra crimes e endividamentos relacionados ao vício em jogos.
“Tenho certeza de que o Ministério Público não permitirá que o que aconteceu no Rio se repita em Minas Gerais”, afirmou.
Embora defenda a proibição dos caça-níqueis em comércios, Alencar diz ser favorável à legalização responsável dos jogos, com a criação de casa de jogos regulamentadas, listas de autoexclusão para pessoas com histórico de vício e arrecadação de impostos. “Não se trata de proibir o jogo, mas de garantir que ele não prejudique a sociedade. É sobre vigilância e responsabilidade”, destacou.