Por Glauciene Oliveira
No último domingo (09) o Brasil ultrapassou 100 mil mortes ocasionadas pelo novo coronavírus. Os números atualizados sobre a pandemia no país foram divulgados pelo Ministério da Saúde e de acordo com o levantamento, o Brasil tem 3.035.422 casos confirmados da doença e 101.049 mortes registradas. O Brasil segue em segundo lugar no número de casos e mortes no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Na Região dos Inconfidentes não é diferente e os números também continuam preocupantes.
As cidades de Mariana, Ouro Preto e Itabirito contam com 13 leitos de UTI, instalados no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto. De acordo com o Boletim COVID-19, emitido pela Santa Casa nesta segunda-feira (10) atualmente, 84,61% destes leitos estão ocupados, ou seja apenas duas UTI’s ainda estão disponíveis.
Ainda segundo o hospital, 11 dos 16 leitos comuns de isolamento de COVID-19 na Santa Casa também já estão ocupados, o que representa 68,75% da taxa de ocupação.
COVID-19 na Região dos Inconfidentes
Das três cidades da Região dos Inconfidentes, Itabirito é a que registrou, até o momento, mais casos confirmados de COVID-19, totalizando 1.255 resultados positivos para a doença, sendo 1.153 recuperados e nove óbitos. Há ainda 122 casos suspeitos da doença, sete pacientes internados (três em CTI) e os demais em isolamento domiciliar. Os dados são do Boletim Epidemiológico deste domingo (09).
Até o fim da tarde deste domingo (09) o município de Mariana registrou 1.092 casos confirmados, sendo 904 recuperados, cinco internados e 12 óbitos. Até o momento, 107 casos estão sob investigação, sendo cinco internados e o restante em isolamento domiciliar.
Já Ouro Preto possui 439 casos positivos para COVID-19, sendo 275 recuperados, quinze óbitos, treze internados (seis em UTI) e o restante em isolamento domiciliar. Outros 39 casos ainda estão sob suspeita, sendo oito internados (dois em UTI) e o restante em isolamento domiciliar. Os dados são do Boletim Epidemiológico publicado neste domingo (09).