O Liberal
Últimas Noticias
Amenidades
3 min

Sinais

Valdete Braga

A vida está sempre nos dando sinais, das formas mais variadas. Às vezes não enxergamos por incapacidade, outras porque não queremos enxergar, mas nada passa despercebido aos olhos de Deus e Ele sempre nos alerta.

Este alerta pode vir em um carinho ou em um puxão de orelhas, dependendo do momento e do tema, cabe a cada um ficar atento e perceber estes sinais. “Orai e vigiai”, já disse o Mestre. Quantas vezes deixamos passar uma oportunidade, ou, pelo lado oposto, por não estarmos atentos, “pulamos no cavalo arreado”, como diz o ditado?

Nada é coincidência. Tudo o que alcançamos ou deixamos de conseguir é por mérito e oportunidade, obviamente, em se tratando de pessoas honestas, gente que trabalha, luta, e algumas vezes enfrenta tanta dificuldade que pensa em desistir.

Não me refiro a quem alcança bens materiais de forma ilícita, que inevitavelmente perdem a paz de espírito no meio do caminho. Estes podem receber todos os sinais possíveis, que não vão dar importância, pela sua própria natureza.

Quando a pessoa luta com honestidade e verdade, o que consegue, mesmo que materialmente seja visto como “pouco”, é de uma grandeza incontestável, pois foi conseguido com esforço próprio.

Assim é, tanto em nossa vida material como emocional. A vida mostra, cabe a cada um enxergar ou não.

Um detalhe aqui, outro ali, um ato falho aqui, outro acolá, quantas vezes nos enganamos, nos decepcionamos com uma pessoa, por exemplo, quando ela já havia dado milhares de dicas de que não era como pensávamos ser? Ou, de outra forma, alguém de quem não esperávamos nos faz um bem que carregamos para a vida toda?

O ser humano é muito complexo e Deus nos mostra isto também. Afinal, Ele é o único que conhece verdadeiramente o coração de cada um, com suas virtudes e imperfeições. Alguns chamam de Deus, outros de “uma força superior”, outros de universo, mas isso não é o mais relevante.

Independentemente do nome dado, quando estamos escorregando, Ele manda sinais. Às vezes estamos em sintonia para recebê-los e nos aprumamos, outras não conseguimos enxergar e nos estatelamos no chão. Tudo é aprendizado, nada é em vão e nada é por acaso.

Quem nunca se sentiu desamparado por não alcançar algo que queria muito? Das duas, uma: ou a pessoa não enxergou os sinais e perdeu a oportunidade, ou o que ela queria não era o melhor para ela. Se perdeu a oportunidade, outras virão. Se não, era o melhor para ela, foi protegida.

O que importa é não nos permitirmos desistir. Deus não é um anjo vingador que pune, Ele é puro amor. Amor não pune, amor ensina. E quanto nós, seres imperfeitos, ainda temos que aprender!

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni