O Liberal
Últimas Noticias
Amenidades
3 min

Semana Santa – Deus abençoe Ouro Preto!

Não há como deixar de se emocionar com as cerimônias da Semana Santa em Ouro Preto. Independente da religião que a pessoa processe, nestes dias a cidade se resplandece em caridade e Fé. A cidade, em si, apresenta o cenário perfeito, e a religiosidade e crença do nosso povo complementam a história e a História. Personagens e pessoas se misturam, harmonizando a Paixão de Cristo em um clima que dispensa palavras. Bem sei que não faltarão os politicamente corretos a dizer que o espírito de caridade deveria ser uma constante, que nossa Fé deveria ser demonstrada o ano inteiro, etc. Não discordo. Mas como ainda somos muito imperfeitos para isto, aproveitemos a Semana Santa para nos imbuímos destes sentimentos. Já é um começo.
Estamos muito longe de seguirmos os passos de Jesus Cristo. Felizes os que conseguem, pelo menos, chegar perto disto. Então, quando temos a oportunidade de colocarmos a nossa gotinha de água no oceano, que o façamos, de coração aberto. Somos muito privilegiados! Nossa cidade nos remete à Fé. Aqui, em Ouro Preto, é impossível assistirmos às cerimônias como representações teatrais. Não! Nós fazemos a Semana Santa. O povo não vai às ruas para assistir, vai participar, e participa. Nas ruas, nas sacadas de suas casas, presentes nas procissões ou assistindo pela TV ou internet, nosso povo reza, crê, vivencia a Cristandade, em sua essência. Privilégios assim são raros.
Católicos, espíritas, evangélicos, candomblecistas, todos filhos do mesmo Pai Celestial, deixam de lado diferenças religiosas e se unem na Fé. Como diz o ditado, Deus é um só, os caminhos para chegar até Ele é que podem ser diferentes.
O sentimento é único e isto é lindo. Como nem tudo é perfeito, aparecem alguns “sem noção”, falando alto, atendendo celular, mas isto é raro, e a própria pessoa cai em si, quando percebe que não é hora nem lugar. O ambiente a faz perceber, Ouro Preto mostra para ela. A cidade cria vida, nestes dias. Ela vive triste, é verdade, mas vive intensamente. Sofre as dores de Nossa Senhora, sente as lanças da guarda romana e se crucifica com Jesus, para, também com Ele, ressuscitar ao terceiro dia.
O que acontece em Ouro Preto, o que o povo desta terra vivencia, é muito mais do que uma representação teatral. Somos nós, individualmente, que acompanhamos os passos de Jesus, orientados pelas palavras dos sacerdotes. Não é teatro, é vida. É Fé, em sua essência. Não existe benção maior. Deus abençoe Ouro Preto, na Semana Santa e em todas as semanas, de todos os anos.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni