O Liberal
Amenidades
3 min

Sem arrependimentos

Valdete Braga
Às vezes, diante de determinada situação, nos pegamos pensando em como ela poderia ter sido diferente, se alguma coisa lá atrás tivesse sido diferente também.
Geralmente isto acontece quando nos arrependemos por alguma atitude tomada no passado que causou o que estamos vivendo no presente, como consequência.
Este passado pode ser distante ou recente, e nos pegamos imaginando se não tivéssemos feito isto ou se tivéssemos feito aquilo, como tudo poderia ser diferente.
Uma coisa vai puxando outra e quando percebemos já criamos várias possibilidades para algo que nem aconteceu, o que acaba mexendo com o emocional, em maior ou menor grau, e isto pode acarretar problemas sérios para nós mesmos. 
É natural ao ser humano este tipo de pensamento, mas ele não leva a nada e pode até nos deixar pior. Somos resultado de nossas ações, e se alguma ação resulta em algo não tão bom, só nos resta tentar aprender com o erro e não repeti-lo. 
Para não repetir o erro, a primeira coisa a se fazer é reconhecê-lo. Dado este primeiro passo, fica menos difícil mudar a linha de raciocínio sobre o que poderia ter sido e os inúmeros “se” deixam de ser tão importantes, ao voltarmos o pensamento para o presente, independentemente do que aconteceu no passado.
Precisamos também de discernimento para avaliarmos se foi mesmo um erro, ou se foi necessário para a nossa evolução. Muitas vezes o melhor caminho é o mais tortuoso e entramos nele para aprendermos a nos desviar das pedras e dos espinhos. 
Não é nada agradável olhar para trás e enxergarmos que alguma decisão, atitude ou mesmo palavra causaram um sentimento que nos incomoda hoje, mas quando isto acontece, precisamos avaliar o contexto.
Todos nós podemos passar por isto em algum momento da vida e nesta hora é muito importante sabermos avaliar a situação com calma e prudência, para não nos afundarmos em arrependimentos desnecessários.
O arrependimento é válido quando ele vem para mostrar um erro a não ser repetido, mas não pode virar lamúrias pelo que já passou. O que já foi já foi e, se foi, é porque tinha de ser. Viver o presente respeitando o passado sem lamentá-lo é a melhor resposta para nossas dúvidas.
A vida é uma enorme gama de oportunidades. Outras situações virão, outras atitudes serão tomadas, e um erro cometido pode e deve ser aprendizado para que outros não aconteçam. Pensando assim tudo fica mais leve e evitamos dissabores desnecessários.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni