O Liberal
Últimas Noticias
Amenidades
3 min

O exemplo deve vir de cima

Este ano, as comemorações pelo Dia da Independência, em Ouro Preto, foram restritas, devido ao momento que atravessamos.
De forma intimista, com a presença de autoridades e representações de entidades de nossa cidade, as celebrações ocorreram da forma exigida pelos protocolos de segurança, com poucas pessoas, uso de máscaras e distanciamento.
A Praça Tiradentes, sem os festejos dos anos anteriores, foi palco, como sempre, das homenagens, e também como sempre acontece, houve manifestações, desta vez em redes sociais. Uns a favor, outros contra, o evento rendeu muitos comentários.
Como é bom participarmos de uma sociedade democrática, onde todos podem se expressar, seja presencial ou virtualmente. Liberdade de expressão é um dos pilares da democracia, e ainda que alguns confundam esta liberdade com direito a agressões e falta de educação, a maioria ainda a exerce com sabedoria.
Em meio a uma pandemia, onde alguns insistem em ignorar as medidas necessárias, em meio a praias lotadas e “pancadões” em todo o país, pelo fato da data ter coincidido com uma segunda-feira e muitos terem “emendado” o feriado, é muito bom ver uma cerimônia tão importante seguindo os protocolos de segurança e cuidados com a saúde de todos.
Para os que discordam, vale lembrar que o vírus não é político. Ele não tem partidarismo, não é de direita nem de esquerda, não quer saber se você é a favor ou contra político A, B, ou C. O vírus existe e pode atingir qualquer pessoa. Não seja egoísta, não coloque o seu interesse pessoal acima de vidas humanas. Mais do que ser egoísta, não seja cruel.
Vimos, durante o feriado prolongado, muito abuso em nossa cidade, infelizmente. Pessoas sem máscaras transitando pelas ruas, bares lotados, estacionamentos cheios de carros. É verdade que estamos, aos poucos, ingressando no novo normal, é verdade que somos uma cidade turística, é verdade que muitos de nós, inclusive, sobrevivemos pelo turismo. Sim, tudo isto é verdade e os turistas são muito bem vindos. O que pedimos é que venham com responsabilidade, assim como pedimos a mesma responsabilidade aos nossos conterrâneos.
A cerimônia da forma como foi feita deveria ser seguida, neste período, por todos. Não é porque estamos retornando às nossas atividades, que a pandemia acabou. O vírus continua presente, e não devemos ajudar a disseminá-lo. O exemplo deve vir de cima, seja em âmbito nacional, estadual ou municipal. A Praça Tiradentes terá muito tempo ainda para sediar shows, festas de carnaval e afins, mas ainda não é hora. Que esse exemplo seja seguido, até que esta hora chegue e possamos fazer diferente.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni