O Liberal
Amenidades
3 min

Abramos nosso coração

Por Valdete Braga
Diante de uma semana triste, com tragédias acontecidas na cidade, algumas frases de efeito foram muito divulgadas nas redes sociais. Lemos muito a expressão “falta de Deus”, bem como outras similares.
Esta expressão está no pensamento de muitas pessoas e não é apenas nas redes sociais que o encontramos. Ouvimos isto de amigos e colegas, em casa e na rua.
Não há como negar que estamos, sim, necessitados de orações, e isto independe da crença ou religião processada por cada um. Esta necessidade sempre existiu e sempre existirá, e em tempos de tanta violência e falta de empatia, ela se torna fundamental.
Não importa a religião ou o nome dado à força superior que nos rege, precisamos elevar o pensamento e rezar, orar, cultuar, não importa a denominação que se dê, a um Deus que não nos falta nunca.
Não é Deus que falta ao coração dos homens, são os homens que se afastam de Deus. Ele não se afasta, nós é que nos fechamos para Ele e não permitimos sua entrada.
Vivemos uma inversão total de valores. O apego à matéria cresce a cada dia e com isto vamos nos afastando do espiritual.
Deus não é um ser vingativo que promove tragédias para punir nossas falhas. Deus não pune, Ele respeita o nosso livre arbítrio e nós colhemos o que plantamos. Ele habita o coração de todos e nunca se recusa a entrar, mas a porta somos nós que devemos abrir. Se a mantivermos fechada, não temos o direito de reclamar.
Deus é o Bem universal e quando nos encontrarmos com Ele não fará diferença a religião processada e sim “como” a processamos. Ele habita o coração de todos, pelo comportamento de cada um, não pela religião. Ele não se recusa a entrar nunca, mas nos respeita tanto que não força a entrada. A responsabilidade é toda nossa.
Chamou a atenção e impressionou a todos nós que tantos fatos tristes acontecessem em pouco tempo em nossa cidade. Não poderia ser diferente, e é normal clamarmos por oração, mas jamais culpando Deus.  
O mundo está doente e cabe a cada um de nós mudar esta energia. Se quisermos mudar o mundo, precisamos começar mudando a nós mesmos, e abrir o coração faz parte desta mudança.
Foi uma semana pesada, melancólica, triste. Estamos todos abalados. Precisamos, sim, rezar, não apenas por Ouro Preto, mas também pelo Brasil e pelo mundo. Precisamos rezar por nós mesmos, precisamos abrir o coração. 
Não é verdade que Deus falta ao coração dos homens, o que falta é os homens abrirem o coração e permitirem sua entrada.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni