O Liberal
Últimas Noticias
Amenidades
3 min

A lenda do rato e da ratoeira

Um rato vivia tranquilamente no celeiro de uma fazenda, alimentando-se dos restos de comida que caíam no chão da cozinha.
Certo dia, observando por um pequeno buraco na parede, viu o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que haveria ali, e aproximou-se para ver melhor. Viu que se tratava de uma ratoeira, e ficou apavorado.
Correu ao pátio da fazenda, advertindo a todos:
– Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa!
A galinha disse:
– Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.
A galinha então olhou-o com desdém e seguiu tranquilamente para o galinheiro. Que rato atrevido aquele, incomodando-a com algo que não lhe dizia respeito!
O rato foi até o porco e disse:
– Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira!
– Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranquilo que o senhor será lembrado em minhas orações.
O porco, que se achava muito piedoso, fez o sinal da cruz e seguiu seu caminho, feliz porque havia rezado pela alma do pobre rato, quando a ratoeira o pegasse.
O rato dirigiu-se à vaca, que respondeu:
– O que? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Claro que não.
A vaca seguiu imponente em direção ao curral, rindo do ratinho petulante, que achava que uma simples ratoeira iria preocupá-la.
Então o rato voltou para casa abatido, para encarar a ratoeira. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua vítima.
A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia sido pego.
No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa, que picou-a imediatamente.
O fazendeiro correu com ela para o hospital, onde ela foi medicada, voltando para casa para convalescer.
Para ajudar na convalescência da mulher, os familiares recomendaram uma bela canja de galinha, e o fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.
Durante a doença da dona da casa, amigos e vizinhos vieram visitá-la, e para receber os visitantes com um belo jantar, o fazendeiro matou o porco.
Quando a mulher estava totalmente recuperada, o marido decidiu fazer uma grande festa, com muita comida e bebida, e para isto, matou a vaca.
Quando você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se desta história e repense sua opinião. 

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni