O Liberal
Últimas Noticias
Amenidades
3 min

A lenda da tartaruga respondona

Conta a lenda que uma tartaruga vivia em uma terra distante, onde fazia muito calor. Durante anos, ela viveu feliz, nadando preguiçosamente e tomando banhos de sol na superfície da lagoa.
A vida era agradável para a tartaruga, até que, em um verão extremamente quente e seco, a chuva parou e o sol brilhou tão forte que a água começou a secar. Pouco a pouco, a lagoa diminuía, e a cada dia ficava mais seca, até que a tartaruga decidiu procurar uma casa nova, antes que a lagoa desaparecesse de vez.
De manhã, quando o sol apareceu, a tartaruga preparou-se para buscar ajuda. De repente, ouviu dois patos, que voavam por cima dela. Sem pensar duas vezes, a tartaruga chamou-os:
– Patos! Ei, vocês aí em cima! Por favor, ajudem-me! A minha casa está secando. Vocês podem levar-me para outra lagoa cheia de água?
– Mas como podemos fazer isso? – responderam os patos.
Neste momento, a tartaruga tropeçou em um galho bem comprido que estava no meio do caminho. E teve uma idéia:
– E se vocês carregassem este galho entre os seus bicos? Assim eu poderia segurar nele com a minha boca e vocês me levariam.
– É uma boa solução – concordaram os patos, e desceram perto da tartaruga. – Mas você deve prometer não abrir a boca enquanto fizermos o transporte.
E assim ficou combinado. Os patos colocaram o galho entre os dois bicos, como uma barra, na qual a tartaruga se segurou pela boca. Eles levantaram vôo e carregaram a amiga pelo céu, em direção a uma lagoa cheia de águas cristalinas e frescas, que brilhava no horizonte.
No caminho, passaram sobre um campo, onde algumas crianças brincavam ruidosamente. Ao ouvirem as asas dos patos, as crianças olharam para cima e começaram a rir com a cena estranha.
– Que ridículo! – disse uma menina. – Dois patos carregando uma tartaruga num galho! Não é uma palhaçada?
A tartaruga ficou muito zangada com aquilo. A cena poderia mesmo parecer muito esquisita, mas havia uma boa razão para ela. Irritada, ela começou a esbravejar com as crianças:
– Vocês é que são estúpidos! Não entendem nada!
Assim que abriu a boca para xingar, a pobre tartaruga soltou o galho e caiu pelo céu ensolarado, até se estatelar no chão.
Se tivesse se controlado e ficado calada, a tartaruga teria chegado em segurança em sua nova casa. Esta fábula nos ensina a controlar nossos impulsos e não responder na hora da raiva.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni