O Liberal
Últimas Noticias
A Cidade e Eu
3 min

Turismo sem dores de cabeça

Por João de Carvalho
HOUVE um tempo em que Itabirito era conhecida como uma passagem para Ouro Preto. Os ônibus paravam na antiga “Esquina do Shop”, para que os passageiros tomassem um bom café. As pessoas mais jovens não têm lembrança desse tempo.
Hoje, o Município possui uma estrutura básica para atender ao turista com um comércio ativo e diversificado. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de nossa cidade, em parceria com o Sebrae-MG, exerce o denominado Turismo Competente. Lembrando que para realizar um bom passeio turístico, é preciso ter ciência e consciência das normas que regulam o assunto.
TURISMO/hotéis: Os preços de diárias deverão estar em local visível nas portarias e recepções de hotéis, pousadas ou estabelecimentos semelhantes. Os apartamentos, quartos e suítes deverão ter a relação dos preços dos produtos oferecidos, inclusive os do frigobar.
a)-Cancelamento de reserva. Se você fizer reserva em um hotel e verificar que as condições negociadas não foram atendidas ou que as instalações forem inadequadas, você poderá: *Exigir o cumprimento das condições combinadas; *Aceitar outro produto ou serviço que estejam de acordo com o que você solicitou; *Cancelar a reserva com direito à restituição monetária, perdas e danos.
b)-Extravio ou dano de bagagem: O hotel é responsável pelo extravio ou dano em sua bagagem. Mas, você deve provar que o ‘bem’ estava no local, com testemunhas ou algum comprovante por escrito. Dinheiro, joias e outros objetos de valor devem ser guardados no cofre do hotel e os devidos documentos corretamente preenchidos. Se o estabelecimento for roubado e se seus pertences estiverem incluídos nesse roubo, você deve prestar queixa na Delegacia de Polícia mais próxima. Para nossa alegria, Itabirito, Ouro Preto e Mariana têm bons hotéis, quer sejam urbanos, quer sejam rurais!
c)-Responsabilidade: O hotel, pousada ou outro estabelecimento do mesmo ramo (mesmo os não registrados), respondem pelos danos materiais ou morais sofridos pelo consumidor, acontecidos em suas dependências. Isso no caso do dano ser causado pelo hotel, por falta de manutenção ou descuido da administração. O hotel pagará as despesas médicas se, por sua falha, forem causados danos à saúde dos hóspedes. E se algum hóspede falecer devido a acidente no qual se comprove negligência do hotel, as despesas com o funeral também serão pagas pelo hotel.
CONCLUSÃO: Para realização de passeios, é preciso escolher bem a agência de turismo, que deve estar registrada na EMBRATUR. É importante, também, que se entre em contato com   pessoas que já realizaram a viagem de lazer escolhida. Uma empresa que tenha nome, provada e testada por outras pessoas, traz naturalmente confiança para quem deseja gozar boas e tranquilas férias. Não se justificam dores de cabeça, numa época em que você e sua família procuram descanso e repouso, após um ou vários anos de trabalho insano.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni