OS BRASILEIROS comemoram, hoje, 07 de Setembro, o Dia da Pátria, tal a sua importância histórica. O Brasil viveu fases relevantes desde a sua descoberta, no ano de 1500, por Pedro Álvares Cabral. A vinda da família real para o novo Continente, domiciliada na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, aqui ancorou em face das ameaças Napoleônicas às terras portuguesas na Europa. Com a proteção marítima da Inglaterra, as galeras lusitanas enfrentaram as águas do Atlântico, trazendo os membros da primeira realeza, representado por D João VI, acompanhada por grande caravana oficial.
VÁRIAS iniciativas deste soberano marcaram sua passagem real pelo Brasil. Entre elas a criação do Museu Nacional no Rio de Janeiro com a Biblioteca Nacional, que arderam em chamas, sendo totalmente destruídos, com inestimável perda para o Brasil e para a história da Cultura Nacional. Infelizmente o trágico fato ocorrido em 02.08.2018 mexeu com os sentimentos culturais, educacionais e pessoais de todos que valorizam as pesquisas mais importantes no campo das letras e da paleontologia.
Após o Brasil ter servido a Portugal, pátria mãe, como Colônia por 322 anos, a partir de 7 de Setembro de 1822, Dom Pedro I declarou a sua Independência, às margens do riacho Ipiranga, rodeado por uma pequena, mas destemida comitiva, tornando-se o primeiro Imperador do Brasil. A elite agrária, acredito, deu a maior força ao seu jovem Comandante real para a realização deste ato decisivo, oficial, corajoso de expressão e bravura. Desta data para frente todas as ordens emanadas de Portugal deveriam ser “aprovadas” para entrar em vigor no Brasil. Nascia o Brasil como Nação livre e independente para o mundo de então. De 1822 até 2018 já foram percorridos 196 anos. Daqui a quatro anos haverá a comemoração do bicentenário da Independência. Certamente ocorrerá com notáveis festejos.
EM SUMA: Quero encerrar estas lembranças patrióticas especiais com algumas frases de dois de nossos hinos oficiais, que enaltecem nosso espírito como brasileiros autênticos. São eles:
Hino da Independência, de autoria do próprio imperador D. Pedro I através do refrão: “Brava gente brasileira / longe vai temor servil / ou ficar a Pátria livre / ou morrer pelo Brasil. – Já podeis, da Pátria filhos, / ver contente a mãe gentil. / Já raiou a liberdade / no horizonte do Brasil.”
Hino Nacional Brasileiro: “Ouviram, do Ipiranga, as margens plácidas / de um povo heroico o brado retumbante. / E o sol da liberdade, / em raios fúlgidos / brilhou no céu da Pátria, nesse instante.”
Salve, 07 de Setembro de 2018!