Por João de Carvalho
ITABIRITO: A cidade está investindo no turismo. Ela abraçou há anos, através da secretaria municipal de desenvolvimento econômico, em parceria com o SEBRAE – MG, o denominado turismo competente. O município possui uma estrutura básica para atender ao turista. Itabirito hoje não é apenas uma passagem para Ouro Preto. Não é uma cidade dormitório. É uma cidade livre, consciente de seu destino histórico, com um comércio ativo e diversificado. Para realizar um bom passeio turístico é preciso ter ciência e consciência das normas que regulam o assunto:
A – “OS PREÇOS de diárias deverão estar em local visível nas portarias ou recepções de hotéis, pousadas ou estabelecimentos semelhantes. Os apartamentos, quartos e suítes deverão ter a relação dos preços dos produtos e serviços, inclusive os de frigobar.
B – Cancelamento de Reserva: Se você fizer reserva em um hotel e verificar que as condições negociadas não foram atendidas ou se a instalações forem inadequadas você poderá: *Exigir o cumprimento das condições combinadas; *Aceitar outro produto ou serviço que estejam de acordo com o que você solicitou; *Cancelar reserva com direito à restituição monetária, perdas e danos. Atenção: Se você não puder comparecer ao hotel na data reservada, cancele a reserva com antecedência.
C – Extravio ou dano de bagagem: O hotel é responsável pelo extravio ou dano em sua bagagem. Mas, você deve provar que o ‘bem’ estava no local, com testemunhas ou algum comprovante por escrito. Dinheiro, joias e outros objetos de valor devem ser guardados no cofre do hotel e os devidos documentos corretamente preenchidos. Se o estabelecimento for roubado e se seus pertences estiverem incluídos nesse roubo, você deve prestar queixa na Delegacia de Polícia mais próxima.
D – Responsabilidade: o hotel, pousada ou outro estabelecimento do mesmo ramo (mesmo os não registrados) respondem pelos danos materiais ou morais sofridos pelo consumidor, acontecidos em suas dependências. Isso no caso do dano ser causado pelo hotel, por falta de manutenção ou descuido da administração. O hotel pagará as despesas médicas se, por sua falha, forem causados danos à saúde dos hóspedes. E se algum hóspede falecer devido a acidente no qual se comprove negligência do hotel, as despesas com funeral também serão pagas pelo hotel”.
Para realização de passeios é preciso escolher bem a agência de turismo, que deve estar registrada na EMBRATUR, depois de consultar pessoas que já realizaram viagens de lazer. Prevenir sem precisar remediar é o ideal. Jamais trocar o certo pelo incerto. Viajar com segurança de ser bem atendido é um anseio de todo turista. Cuidado com empresas que estão às portas da falência. Desembolse sim, mas com segurança do bem prometido. Na dúvida, confira tudo com antecedência, se possível.
ENFIM, considero que um dos principais meios divulgadores do Município de Itabirito seja a “Revista” produzida pela Secretaria Municipal de Comunicação.
Altamente louvável e recomendável manusear a “Retrospectiva” do Município que, além do sumário com 22 itens bem escritos e ilustrados, apresenta uma capa externa muito atrativa visualmente. O papel, no qual foram impressas as múltiplas e variadas notícias, é de boa qualidade.
Merece o nosso agradecimento a inclusão do adesivo “Eu amo Itabirito”. A Prefeitura modernizou o Site oficial. Com Layout intuitivo, facilita o acesso da população aos dados públicos. Tudo isto dá mais credibilidade e modernidade à vida administrativa do Município.