O Liberal
Últimas Noticias
A Cidade e Eu
3 min

Hospital, estação primeira da saúde

UMA das mais belas, necessárias e autênticas visitas que uma pessoa faz, é aquela realizada aos doentes nos hospitais. Foi Jesus quem cobrou: “Estava doente e não me visitaste!” Ele, na sua vida terrena, nas ruas de Jerusalém curava os enfermos. O Novo Testamento está saturado de atitudes misericordiosas de Cristo, nas vias e lugares públicos, realizando milagres, sobretudo em benefício dos mais desamparados e humildes sofredores. Sem alarde! Sem recompensa, sem barulho, sem aplausos, apenas apreciando a fé dos que precisavam ou solicitavam a cura.
Assim, também procederam dois gigantes da caridade que pelos seus gestos, palavras e ações, há séculos transformaram-se em verdadeiros profetas na arte de cuidar do ser humano sofrido, esquecido, ferido, abandonado.
Vamos conhecer um pouco dos dois Santos que cuidam dos doentes – através de médicos, benfeitores e funcionários do nosso Hospital:
“SÃO VICENTE DE PAULO (1581-1660): – Declarado Santo pelo Papa Clemente XII, em 1737; – Ordenou-se Padre (aos 19 anos), em 1600; – Foi vendido como escravo em Túnis; – Realizava confissões comunitárias para os presos; – Fundou a Congregação da Missão dos Padres Lazaristas; – Foi incentivador de Confrarias da Caridade feminina e masculina; – Destacam-se hoje as Conferências Vicentinas; – Foi apelidado de Pai dos pobres; – Fundou As damas e confrarias da Caridade (1617); Fundou a Congregação da Missão (1625); Fundou a Congregação das Filhas de Caridade 1633). O Papa Leão XIII fê-lo patrono de todas as Obras de caridade da Igreja Católica. – Exumado seu corpo, foi encontrado incorrupto, levemente deteriorados: nariz e olhos” Enfim, homem de oração e ação, comando e humildade. É o titular do Hospital de Itabirito!
“SÃO CAMILO DE LÉLLIS (1550-1614): Padroeiro de hospitais e enfermos; – Serviu a Cristo na pessoa do doente, do peregrino; – Fundador dos ‘Camilianos’ (Ordem dos Ministros dos Enfermos); – canonizado aos 29/10/1746 pelo Papa Bento XIV; – Militar de família nobre e tradicional; – Rico tudo perdeu no jogo; – Tocado pela Graça Divina, deu uma guinada de 360 graus na sua vida; – Passou a ser servidor dos doentes dos hospitais; – Fundou a Companhia dos Servidores dos Enfermos” (Camilianos); – Sua ação e presença, hoje, está em todo o mundo; – Sua chaga no pé direito, (vítima do jogo e da bebida); – Sua ambição foi socorrer os pobres enfermos; – Sempre enxergou os enfermos como outros Cristos. – O Papa Leão XIII o declarou protetor dos enfermos e hospitais do mundo católico”.
EM SUMA: Todas estas preciosas informações obtive em sites da Internet, na expectativa de usá-las na melhor finalidade: “Divulgar o valor que o Hospital de Itabirito representa para o povo deste Município, sem exceção”.  “Devemos cuidar dos doentes com aquele amor com que a mãe cuida de seu único filho” (S.C.de Léllis).

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni