O CORPO: Hoje, o culto do corpo é uma mania incessante. Nunca se deu tanto valor ao físico como atualmente. A beleza, para ambos os sexos, é um ponto de chegada, é meta a ser atingida. Multiplicam-se academias em busca de uma boa forma ou mesmo da perfeição física. As clínicas de estética facial e corporal estão prenhes de clientes.
A lipoaspiração virou moda, o uso do silicone, para correção de várias partes do corpo, também está no auge. Cada vez mais se dá ênfase e valor à medicina corretiva, na busca da melhor forma corporal. O atletismo, masculino ou feminino revela cada dia os corpos mais belos e perfeitos. Os médicos da metamorfose exterior humana são procurados com primazia. Estética e beleza andam juntas na preferência, sobretudo daqueles que dispõem de melhores recursos financeiros. A aparência tornou-se mais importante nas relações humanas, especialmente na busca de um ideal. Aparelhos de todas as formas, tipos e valores estão na mídia, através de marketing arrojado e envolvente. A silhueta ideal é a forma atlética que põe à mostra as partes mais vistosas do corpo. Manter o corpo saudável não é apenas uma questão de saúde, é também de beleza a ser conquistada a qualquer preço.
A mente sã no corpo são é uma cobiça constante, ideal! Quantas clínicas particulares hoje se converteram em verdadeiras academias. Num só aparelho há várias finalidades, cujo uso constante torna o corpo “sarado”!
O CORPO DE CRISTO: Na sua vida pública Jesus interveio milagrosamente restaurando a saúde e a própria vida de inúmeras pessoas. O Novo Testamento está repleto de atividades de Cristo, visando nobres finalidades, mostrando Seu poder taumaturgo, na afirmação de uma mensagem universal para o bem-estar corporal. Apenas para argumentar, podemos citar: a cura do servo do centurião, da sogra de Pedro, dos paralíticos, dos cegos, dos casos dos leprosos, da mulher hemorroíssa, dos surdos-mudos, do cego de nascença, do homem com hidropsia, dos dez leprosos, da orelha de Malco, da filha de uma mulher sírio-fenícia e de modo especial a ressurreição de Lázaro, da filha de Jairo, do filho da viúva de Naim e extraordinariamente a própria ressurreição!
Quando se dedica um dia especial ao Corpo de Cristo, os cristãos não somente prestam uma adoração ao seu corpo consubstanciado numa hóstia consagrada, revivendo o episódio da última Ceia, na 5ªfeira da Semana de Sua Paixão, mas também o fazem no sentido místico de sua participação nos mistérios da vida de Cristo.
Corpo alimento para o espírito. “Tão grande Sacramento veneremos reverentes”, na afirmação de Tomás de Aquino. Deus que, através de Seu filho, se converte no Caminho, Verdade e Vida para todos. A Eucaristia (A Boa Graça) é o milagre permanente da presença de Cristo no mundo Cristão. Corpus Christi, o Corpo de Cristo!
CONCLUSÃO: Lamentamos a ausência das grandes e participativas procissões, devido à inclemência da Covid-19, que ceifou a vida de milhões de pessoas no mundo todo, que ainda continua vítima do implacável vírus. Esperamos e confiamos nas vacinas para a erradicação desta pandemia universal. A vacina é o único antídoto capaz de vencer este mal, com a proteção de Deus. É importante prevenir e acreditar.