ELEIÇÃO é um procedimento técnico para escolha de determinada pessoa para determinado cargo. Quem vai pleitear o cargo para vereador precisa no mínimo estar consciente das funções que irá exercer, caso seja eleito. Vereador é o legislador e o representante do povo. Na época de Roma antiga, era conhecido como Edil. O candidato, como a palavra está expressando, era aquele que se apresentava nos comícios vestido de branco, com roupa imaculadamente branca. Candidato significa puro, simples, alvo, branco.
O escritor Flávius Vegetius, do século III, depois de Cristo, lembrava que os candidatos postos à frente das tropas com as túnicas limpas, brancas, enfrentavam o destino corajosamente, sabedores que tinham um dever a cumprir. De fato, é preciso que o vereador conheça, para seu bom desempenho na função parlamentar, a CF, a Lei Orgânica, a CE, e o seu Regimento Interno, além dessas normas, terá de ligar com inúmeras outras leis importantes e necessárias à função de Legislar e Fiscalizar.
O CANDIDATO que tem seu nome homologado na convenção, além de possuir os requisitos intrínsecos que a função reclama, deve prestar atenção que o marketing é de vital importância para se vencer uma disputa eleitoral. Em eleições passadas houve de tudo um pouco que na realidade valeu muito para aqueles que venceram a maratona eleitoral. Houve candidato que raramente subiu à tribuna e conseguiu abrir caminho no meio da multidão de votos e chegou lá. Houve candidato que usou da palavra como o meio mais adequado para obter o fim procurado, com sucesso. Houve candidato que soube usar da conversa, ao pé do ouvido, e foi ouvido. Houve candidato que prometeu de tudo, até metrô de Itabirito a Belo Horizonte, mas não emplacou. Houve candidato que aproximou, chegou, avizinhou, entrou e conquistou a opinião do eleitor. Houve candidato que usou de grandes propagandas visuais e conseguiu se fazer notado e votado. Enfim, houve jeito para tudo! Hoje, a Lei é mais imperiosa e exigente! Cuidado!
Eleger significa escolher ou expressar uma preferência. A cidade está politizada, mais consciente. Afinal, Itabirito é uma das cidades do interior, que melhor rede escolar possui. E, onde há boa cultura, haverá também mais consciência política. É mais fácil exercer este grande direito de cidadania que é o voto. O candidato tem que identificar seus eleitores. O público-alvo é importante na Campanha. É preciso identificá-lo e identificar-se com ele.
O fato é que para se vencer uma eleição é preciso de muito trabalho, muita garra, marketing, falar com conhecimento, mas com simplicidade, ir de encontro ao eleitor, conquistá-lo pelo convencimento. É muito difícil, mas sabidamente possível. Eleição e mineração só se conhecem depois da apuração, afirmava o governador Magalhães Pinto. Na verdade, quem tem olho fundo, chora cedo. Este ano haverá eleições para Prefeito e Vereadores. O barco é para todos, mas só alguns permanecerão dentro dele.
ENFIM, estamos na expectativa de conhecer todos os candidatos (Prefeito, Vice e Vereadores) que disputarão as eleições municipais, quais seus programas e suas formas de executá-los, dentro do orçamento anual de cada Município.
É bom não embromar porque a imprensa está sempre atenta para ver, cobrar e denunciar os incompetentes administradores e legisladores. A Lei é dura, mas é necessária e eficaz.