O Liberal
Últimas Noticias
A Cidade e Eu
3 min

Este jornal e seu poder informativo

DIRCEU JOSÉ RENDEIRO DE NORONHA, em 1988 lançou o primeiro número de “O Liberal”, jornal semanário que objetivava levar a notícia para as três maiores cidades da Região do Ferro: Ouro Preto, Mariana e Itabirito, promovendo-lhes a intercomunicação comercial, social e educacional. Hoje, esta meta foi atingida, semanalmente. 
Ele recolheu-se junto ao Pai, mas sua criação se destaca pela melhor, mais ampla e mais eficiente comunicação uma equipe formada pela sua família e colaboradores, está sempre presente, na busca da liderança jornalística na região, com pleno sucesso, graças ao patrocínio dos setores comerciais, industriais e públicos. A luta continua nos próximos anos, na intenção de melhor servir ao povo e aos seus patrocinadores. Esta é a grande expectativa.
O JORNAL é o melhor instrumento de informação, entre os meios de comunicação. De modo especial aquelas informações veiculadas diariamente para uma comunidade. É difícil e talvez impraticável para uma cidade de pequeno porte. A falta de substanciosos e constantes patrocínios inviabiliza a edição de um magazine diário. Sustentar um jornal diário se exige disponibilidade de variadas fontes de publicidade e alto poder de mercado competitivo.
Os recursos para sustentar um jornal de circulação diária, nas circunstâncias atuais numa cidade como Itabirito, por exemplo, são praticamente inexistentes. Por isto mesmo pululam os menores, ou sejam, pequenos jornais que aparecem mensalmente, ou semanalmente, mesmo assim com grande dificuldade. Os gastos com impressão de jornal são elevados, fazendo com que o Editor seja também, o diretor comercial, o redator e o revisor do próprio jornal. Neste afã, vivem duas dezenas de jornais, lutando para sobreviverem. 
No período eleitoral superabundam os folhetos, folhetins e jornalecos de toda espécie, formato e categoria. A ânsia de comunicação permeia o interesse de todos os candidatos. A Imprensa escrita ainda continua sendo o instrumento de preferência dos leitores e eleitores de nossa região.
LI NO JORNAL da Associação dos Jornais, ANJ, duas perguntas feitas  nestes termos:
a) Qual a principal fonte de informação utilizada, quando o consumidor decide realizar uma compra? 28% apontaram os jornais; 14% referiram à TV; 4% à Internet; 3% apontaram as revistas e 1% o rádio.
b) Que meio o Consumidor usaria para buscar opções de compra de lazer? De imóvel? De alimentos e de telefone? O jornal ganha com 60%; 52%; 38% e 34%, respectivamente, em relação aos outros veículos.
Ora, estas constatações demonstram o apreço do consumidor para com os jornais, porque neles, eles veem maior eficiência e despertam neles maior credibilidade. Na verdade, o jornal leva vantagens sobre os demais veículos porque está sempre às mãos, diante das vistas e pode ser consultado a qualquer hora porque permite seu arquivo. E isto, não acontece com os outros, que são de notável e imediata informação, mas passam!

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni