VÍRUS são os menores agentes infectantes de que se tem conhecimento. São vistos no ultramicroscópio (aparelho de resolução visual) eletrônico. Proliferam em células vivas de animais ou vegetais ou outros organismos. Atacam com infecção grave ou não, os seres hospedeiros, ou seja, aqueles que os contraem. Atentam contra a vida dos que os recebem. São um perigo constante. Daí a necessidade da máxima cautela em face da possibilidade de serem contraídos.
As preocupações individuais e coletivas são plenamente justificáveis. Evitar aglomerações e contatos deve ser levada a sério, porque as consequências podem levar a óbito, à morte! O uso de máscaras é obrigatório. Só sair de casa, se necessário.
Os meios de comunicação – rádios – jornais – tv’s – celulares, etc., estão sempre prevenindo ou mostrando casos reais, em pessoas de todos os sexos e idades, com finais tristes, em consequência da contaminação pelo Covid-19. Seu poder de destruição é enorme e muito rápido.
A Ciência, em nível mundial, está (apesar da busca constante) engatinhando nas pesquisas para a descoberta da vacina específica contra o vírus que nos ataca.
VEJA:
“1 – Como se proteger:
Lave as mãos com frequência, com água e sabão, ou higienize com álcool gel 70%;
Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;
Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão;
Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar;
Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;
Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.
2 – Como o Coronavírus é transmitido:
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo (cerca de 2 metros), por meio de:
Gotículas de saliva;
Espirro;
Tosse;
Catarro;
Toque ou aperto de mãos;
Objetos ou superfícies contaminadas.
3 – Quais os principais sintomas:
O Coronavírus (Covid-19) é similar a uma gripe. Geralmente é uma doença leve e moderada, mas alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são:
Febre;
Tosse;
Dificuldade para respirar.” (Fontes: Ministério da Saúde, Amagis: Decisão).
O FATO é que o ser humano está rodeado de inimigos minúsculos, poderosos, violentos, contagiosos, que podem dizimar a humanidade, se não forem descobertos, com urgência, pelos nossos cientistas. É claro que os nossos governantes têm que colocar, dispor verbas especiais e generosas para os setores médicos de pesquisa, com o máximo de antecedência. É um fato que não se improvisa. Precisa de tempo, vocação, instrumentos e aparelhagem de alta e competente resolução. Trabalho persistente!
Os nossos Governos, especialmente aqueles que desviaram o dinheiro público, deveriam ter investido neste setor de alto risco sanitário, há anos! O povo (homens, mulheres, crianças) age em boa fé, concorrendo com a sua parte, via impostos (que não são poucos).
Nossa esperança é que essa pandemia termine o mais rápido possível.