O Liberal
Últimas Noticias
A Cidade e Eu
3 min

A Santa que Itabirito venera

MARIA, palavra cuja raiz é Mar, reporta-nos à imensidão dos oceanos que cercam os Continentes. Por ser esta mulher, mãe de Jesus que é Deus – como uma das pessoas que compõem a Trindade – Ela se tornou para nós cristãos uma das pessoas mais veneradas do Universo. A recepção que Ela teve e tem, entre todas as nações, especialmente cristãs, nos legou os maiores e mais belos santuários do mundo. Destaco com todo o carinho os nomes de alguns entre os mais famosos que são: Fátima em Portugal, Guadalupe no México, Lourdes na França, Jasna Góra na Polônia, Conceição Aparecida no Brasil, Chiquinquirá na Colômbia, Pilar na Espanha, Notre Dame em Paris e milhares de outras Igrejas como: Santa Maria Maior (Itália), Fátima (Portugal), Éfeso (Turquia), Conceição (EUA), Lujan (Argentina), Dormição (Jerusalém), Wladimir (Moscou) etc.
A cidade de Itabirito ajuda a compor esta corrente Gloriosa de homenagem à Nossa Senhora, aclamando-a dentro de sua “Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem”, desde 03 de Abril de 1745, sendo confirmada por Alvará Régio em 16 de Janeiro de 1752, conforme os melhores documentos históricos registrados pelos nossos escritores, entre eles, o Pe. Miguel Ângelo Fiorillo, à página 22 de seu livro de Fundamentos Históricos da Paróquia.
“ATRIBUI-SE a construção da Igreja como sendo de 1710 a 1720, construção muito sólida, seu interior um tanto sombrio, convida a alma à elevação, ao colóquio com Deus, à prece, à meditação. Seus altares encantam. Há um conjunto de três altares, o Altar Mor com dois laterais primeiramente colocados, simplesmente deslumbrantes no seu todo; suas molduras bem talhadas relembram uma infinidade de arabescos salomônicos, dourados. Não se pode deixar de citar o trabalho nos púlpitos laterais. As suas torres nos relembram castelos medievais com seu estilo sírio. Magnífico relógio possui a Matriz, construído pelo então vigário Pe. Francisco Xavier de Souza (1871 a 1914), na simplicidade de seu mecanismo, funciona admiravelmente até hoje (idem pág.25)”.
ENFIM, embora eu não distinga com ampla certeza, os diversos tipos e formas de estabelecimentos religiosos, como: Igreja, Catedral, Sé, Basílica, Santuário, Paróquia, Matriz e outras em menores graus de apresentação e funções específicas, julgo com sã consciência o valor universal de suas importâncias para o mundo cristão.
O povo de Itabirito, na sua maioria confinada pelo perigoso vírus da Covid-19, desde o dia 06 de agosto até o dia 15, em sua residência dedicou-se, virtualmente, com toda a devoção à novena de N. Sra. da Boa Viagem, cuja festa se celebra amanhã. Talvez até sem foguetes por motivos imperiosos de proteção aos animais e crianças autistas.
Entretanto, aqui, quero deixar registrado, com toda transparência filial, minha homenagem à esta prodigiosa Senhora da Boa Viagem, que está em festa, lembrando que aos 08 de dezembro de 1854, Pio IX, pela Bula Ineffabilis Deus, proclamou a definição do Dogma da Imaculada Conceição de Maria, a mesma que em 1858 apareceu em Lourdes, na França à jovem Bernadette Soubirous. Pio XII, em 1950 proclamou o dogma da Assunção.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni