A HISTÓRIA: a ciência descobriu porque os gansos, para evitar o inverno, sempre voam em bando, em forma de “V”, de um hemisfério ao outro da Terra. Ficou provado que, quando cada pássaro bate asas, isto cria uma corrente que sustenta o outro que está imediatamente atrás. Voando nesta formação em “V”, o bando todo ganha pelo menos 71% de capacidade de voo a mais do que um pássaro voando sozinho. Quando um ganso voa sozinho e sai da formação, imediatamente ele sente que diminui em muito sua capacidade de voo. Portanto, precisa de mais força e tempo para conquistar a mesma distância. Por causa disso volta, e rapidinho se incorpora ao grupo.
E NÓS, HOMENS, sabemos viver em grupo? A VIOLÊNCIA é uma constante no cotidiano das pessoas. Ela está na ordem do dia. Nas cidades (especialmente nas grandes), nas ruas, nos estádios, nos bancos, nas esquinas, nos ônibus, nas lojas, nos supermercados, nas casas, nos escritórios, nas escolas, nos carros, nas favelas, no centro, nos bairros, nas aeronaves, à noite, durante o dia, de manhã, de tarde, a qualquer hora, a qualquer momento. A violência é histórica.
Caim matou Abel. Cristo foi assassinado, Ghandi foi apunhalado. Luther King foi morto. Parece até que fazer o bem é sinônimo de sacrifício. O que estará na raiz de toda esta violência que vitima o país, de norte a sul, de leste a oeste, todos os dias? O que causa tanta insensibilidade àqueles que destroem e matam? Será a impunidade dos grandes? Será a injustiça do sistema político-econômico?
No passado, os colonos abatiam os índios, os senhores feudais sacrificam os escravos, os fazendeiros abatiam os camponeses, os latifundiários imperavam sobre os posseiros, os patrões exploravam os operários, os poderosos sacrificavam os que lutavam pela liberdade. Hoje, tudo se repete em nova escalada de desentendimento e ganância. A violência está a um passo de cada um de nós. Poderá explodir repentinamente. A insegurança é geral. Até quando vai permanecer esta situação? Será que é falta de união? Será que é falta de fraternidade? Será que é ausência daquela atitude instintiva dos GANSOS? Será que é falta de amor? Será ausência de uma política mais humana? Trinta milhões de brasileiros estão vivendo em nível de pobreza e outros quinze milhões, abaixo disso.
ENFIM: Hoje prevalece a Lei da Vantagem a qualquer preço. A grande causa das nossas dívidas externas está na corrupção, que antes do atual governo, ocorria no País. Será que todos se lembram desses casos ocorridos no Brasil? “O Escândalo Coroa Brastel (1982), o Caso Brasilinvest (1985). A CPI da Corrupção (1988), o Escândalo de Mombaça (1989), o Esquema PC Farias (1992), o Escândalo dos Anões do Orçamento (1996), a CPI dos Precatórios (1997), a CPI do Banestado (2003), A Operação Praga do Egito (2003), o Escândalo dos Correios (2005), O Mensalão (2005), O Esquema de desvio de verbas no BNDES (2008), A Operação Sexta-feira 13 (2009), a Operação Mãos Limpas (2010) [sim, nós também tivemos a nossa], a Operação Lava Jato (2014), a Operação Zelotes (2015), a Operação Greenfield (2016), a Operação Calicute) (2016), o Escândalo das Tornozeleiras Eletrônicas (2017) [até nisso!], a Operação Leviatã (2017) etc.” (Walfredo Warde em “O Espetáculo da Corrupção”, págs. 133/134). Aprendamos as lições que a vida nos oferece.