O final de ano é um período de fortes chuvas, é por esse motivo que a Defesa Civil de Mariana já traça medidas efetivas de prevenção, como vistorias e mapeamento das áreas de risco, campanhas educativas, desassoreamento de rios e córregos, desobstrução de sistemas de drenagens, remoção de famílias em áreas de riscos, além do monitoramento de áreas que apresentam riscos, como Cabanas, Vale Verde, Santa Clara e outros.
De acordo com a Defesa Civil os pontos considerados como áreas de risco são monitorados através de pluviômetros, aparelhos que medem a quantidade de chuva. Conforme os dados fornecidos por esses aparelhos são possíveis estabelecer qual a probabilidade de um deslizamento ou inundação em determinada área.
Além desse método, a Defesa Civil possui um Plano de Contingência de Chuvas e Barragens que foi previamente elaborado para orientar as ações de preparação e resposta a um determinado cenário de risco, caso o evento venha a se concretizar, mobilizando os recursos em menor tempo possível. Além desse, há também o Plano Municipal de Redução de Risco, um estudo feito pela empresa Zemlya, que aponta as áreas de riscos bem como as intervenções que deverão ser feitas.
A Defesa Civil ainda ressalta que a ajuda da população é muito importante em situações de risco, pois é necessário que eles saibam como evitar e agir em casos de desastres. Nesse caso, a população deve ficar atenta a qualquer sinal e acionar, o mais rápido possível, a Defesa Civil ligando no 199.
Confira algumas dicas:
-
Fique atento à movimentação do solo ou aparecimento de trincas e rachaduras em taludes.
-
Quem mora perto de rios e córregos deve ter o máximo de atenção ao nível de subida das águas.
-
Em casos mais graves, como aparecimento de rachaduras nas paredes, barulho estranho, muita infiltração, deixe imediatamente sua residência.
-
Nunca tente atravessar em águas de enchentes e enxurradas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois as águas são muito violentas e pesadas, podendo arrastá-lo.
-
Nas ruas, evite abrigar-se debaixo árvores. Elas atraem raios e os galhos podem feri-lo, caso caiam.
-
Evite o contato com as águas em caso de enchentes. Essa água é altamente contaminada pelos esgotos e poluição das ruas.