Elaborar propostas de políticas públicas para a saúde da mulher, a fim de melhorar a qualidade dos serviços de saúde no município. Essa foi a proposta da 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher, realizada na última quinta-feira, 25, no Centro de Convenções. Centenas de mulheres, bem como o prefeito, vereadores e secretários participaram.
O prefeito Duarte Junior destacou a importância da realização do evento e parabenizou as mulheres que marcaram presença. “É bom ver o quanto as mulheres estão em busca de melhorias de mudanças, o que ficou comprovado pelo número expressivo de pessoas, entre usuárias, trabalhadoras de saúde, gestores e prestadores, que discutiram os eixos, debateram e formularam propostas. Foi possível perceber o quanto elas estavam atentas e preocupadas em querer uma saúde melhor para elas”, disse.
O Secretário Municipal de Saúde, Danilo Brito, espera que as atividades realizadas durante a Conferência, sejam estratégias permanentes de mobilização e acompanhamento das decisões sobre a saúde das mulheres no município. “Esperamos que as decisões aqui tomadas se tornem fecundas e realmente possam melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS) no que se refere às Políticas Públicas de Saúde das Mulheres” afirmou.
Nessa conferência foram escolhidas as oitos mulheres que representarão o município, como delegadas na Conferência Estadual de Saúde da Mulher, bem como as propostas, 8 para a etapa nacional, 8 para a estadual e 2 para a municipal, que serão apresentadas entre 5 e 7 de julho deste ano, em Belo Horizonte. Na ocasião foram homenageadas 5 funcionárias, Ercilia Souza, Cleria Freitas, Jane Câmara e Maria Aparecida Barroso e Drª. Elizabeth Silva, pela responsabilidade e profissionalismo com mais tempo de serviço junto à secretária de saúde.