Marco da história religiosa de Mariana, a Festa do Divino Espírito Santo, foi realizada no sábado (03) na Praça Minas Gerais. O evento tem apoio da Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Centenas de pessoas puderam ver de perto a tradição da religiosidade dos grupos de congado que participaram do encontro.
A saída do cortejo ocorreu no Terminal Turístico, e seguiu até a Praça Minas Gerais, entoado por batuques e canções, compondo um ritmo uno de cor e devoção. “Gostei do encontro e toda essa fé do povo de Mariana. É incrível como a religiosidade impera em cidades históricas. Sempre que posso venho visitar, porque me encanta demais”, disse a comerciante Fátima de Paula, de Belo Horizonte.
Após a apresentação, saiu da Praça Minas Gerais, a procissão da Bandeira do Divino, acompanhada pelos congadeiros, até a Confraria Nossa Senhora dos Anjos, onde prestaram homenagens à bandeira, seguida de missa, levantamento do mastro e retreta.
Feira de artesanato – Também na Praça Minas Gerais foi realizada a Feira de Artesanato com produtos feitos pela comunidade de Cláudio Manoel. Os moradores puderam expor os seus trabalhos e as suas quitandas para turistas do país inteiro. “Foi uma oportunidade que tivemos de trabalhar no cartão postal da nossa cidade. Foi bom demais para nós do distrito”, disse a artesã, Marcilene Ferreira.