Palestras, oficinas, minicursos, relatos de experiência, apresentações culturais e workshops, marcaram a 3ª Semana de Ações Inclusivas, que aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de junho no Centro de Convenções. O evento teve como objetivo proporcionar aos educadores, estudantes e pesquisadores das diversas áreas da educação, um espaço para discussão, aprendizagem e socialização de experiências, tornando nossa sociedade mais democrática, acolhedora e participativa.
O prefeito Duarte Junior participou da abertura do evento e destacou o quanto o município tem se preocupado, cada vez mais, em buscar caminhos de aperfeiçoamento dos educadores da rede em relação às atividades inclusivas. “É um processo contínuo de capacitação e o município tem investido nisso. Atualmente, por exemplo, temos seis escolas da rede municipal que já contam com o apoio das Salas de Recursos Multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado. Isso faz toda diferença no dia a dia dos nossos profissionais. Ações como essa evidenciam o quanto reconhecemos e respeitamos a diversidade, pois elas contribuem para a construção de um sistema educacional inclusivo”, disse.
Para a diretora da Superintendência Regional de Ensino Ouro Preto, Crovymara Elias Batalha, o objetivo do evento foi fortalecer as ações pedagógicas nas escolas. “A criação de serviços de apoio à inclusão representa um avanço na educação em Minas. Queremos garantir o aprendizado do aluno e seu desenvolvimento social e cognitivo. O propósito almejado é oferecer educação de qualidade, equitativa e inclusiva”, afirma.
A iniciativa do evento partiu da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e os municípios da jurisdição Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto, além de outras cidades que participaram como convidadas. Participaram do evento professores das redes estadual, municipal e particular, além de especialistas em educação básica de municípios da região.