A bola voltou a rolar no município de Barra Longa (MG). Um ano e oito meses após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), o campo do Barralonguense – impactado pela lama – foi reformado pela Fundação Renova e entregue provisoriamente à comunidade para ser utilizado. A partida de reestreia foi realizada no dia 4 de julho com um time formado por moradores do município. A rivalidade ficou apenas dentro de campo: do lado de fora das quatro linhas, as equipes comemoravam com a torcida a reabertura do espaço para o esporte e lazer.
As obras no campo do Barralonguense começaram em maio do ano passado. Foram 10 meses de trabalho até a recuperação da estrutura pela Renova. A quadra poliesportiva foi refeita e os vestiários recuperados. O espaço ganhou arquibancada, alambrados e o terreno drenado para o plantio provisório da grama.
A próxima etapa será a implantação definitiva do gramado e a contratação de uma empresa para o nivelamento do terreno e a troca do substrato – um tipo de terra utilizado no plantio. As obras terão início em janeiro de 2018, conforme acordado com o Esporte Clube Barralonguense – entidade responsável pela área. A previsão é que o campo de futebol seja entregue definitivamente ao clube no primeiro semestre de 2018. Enquanto isso, conforme o acordo com a direção do clube, a espaço foi reaberto provisoriamente para que a comunidade retornasse com as atividades esportivas e de lazer no município.
Com 78 anos de história, o Esporte Clube Barralonguense foi fundado em 17 de abril de 1939, o mesmo ano da emancipação do município de Barra Longa (MG). O espaço é utilizado para atividades esportivas como futebol para adultos, crianças e adolescentes, capoeira, ações com grupo da terceira idade e aulas de educação física.