Diretores do Sindicato Metabase de Mariana promoveram uma paralisação na estrada sentido às Minas da Vale, na madrugada da terça-feira (31). A ação reivindica o Acordo Coletivo proposto pela mineradora.
Os ônibus dos trabalhadores foram paralisados pela equipe do Sindicato, que distribuiu informativos explicando o Acordo Coletivo 2017/2018. De acordo com a direção, a mineradora se negou a discutir cláusulas econômicas nas reuniões e ainda propôs cortes dos direitos sociais dos trabalhadores.
Na última reunião com a Vale, ocorrida no dia 25, foi proposto pela empresa um pequeno reajuste salarial e o corte de benefícios do plano odontológico. O sindicato se recusou aceitar. “Nós paralisamos, nos movimentamos e mostramos para o trabalhador que o Sindicato Metabase Mariana está do lado do trabalhador! Não vamos aceitar migalhas para a nossa classe, exigimos que a Vale nos respeite e nos valorize. Não vamos aceitar as “sobras” enquanto a empresa se esbalda em seus estupendos lucros conquistados em cima do suor e do sangue da categoria!”, afirma o presidente do Sindicato Metabase Mariana, Ângelo Eleutério.
Uma nova pauta foi encaminhada para a próxima reunião com a Vale, que acontece nos dias 7 e 8 de novembro. O sindicato propõe: ganho real salarial e no cartão alimento e não aceita o corte dos planos odontológicos.