O Liberal
Mariana
3 min

Mariana continua linda e de braços abertos para receber turistas do mundo inteiro

Mariana continua linda e de braços abertos para receber turistas do mundo inteiro

5 de novembro de 2015, um dia que ficou marcado para brasileiros, mineiros e, principalmente, para os marianenses. Mariana, a primeira Capital de Minas, foi notícia em telejornais, rádios, impressos e redes sociais. Notícia, não por sua história, mas, por ser palco da maior tragédia ambiental do Brasil. Mariana, a cidade que ficava próxima a Ouro Preto, ganhava o mundo e chamava a atenção de quem ouvia seu nome, não por ter um nome real, homenagem a Maria Ana de Áustria, mas, por ser a cidade devastada pela lama. Era assim que era noticiada, como a cidade que havia sumido do mapa.

O rompimento da barragem da Empresa Samarco, que atingiu diversas comunidades de Mariana, atraiu olhares para a Primaz de Minas e soterrava a história de uma das cidades históricas mais importantes do Brasil. Quase dois anos após o desastre e ainda há dúvidas sobre como se encontra a cidade. O Centro Histórico foi atingido? A cidade continua intacta?

As respostas são muito simples! Mariana está linda e bela! Está receptiva e acolhedora! Quem visita o município pode viajar pela história e vivenciar a saga e a sina perigosa dos homens que procuravam pelo ouro no interior das montanhas mineiras, através de um passeio na Mina da Passagem. Pode também se deliciar com a culinária marianense, conhecer distritos e suas riquezas culturais e se encantar com seu acervo patrimonial como as belas igrejas, ricos museus e um imenso conjunto de monumentos civis e religiosos construídos no tempo do Brasil Colônia.

MarianaContinuaLinda: Diante de um cenário que afastava turista da Primaz das Gerais, marianenses Arlindo José da Silva e sua mulher, Eliane Aparecida da Silva, criaram a campanha #MarianaContinuaLinda. A ideia surgiu logo após o rompimento da barragem da mineradora, no dia 05 de novembro de 2015, e teve como intuito divulgar a cidade e evidenciar que ela está apta a receber turistas. “Logo após o rompimento, minha mulher postou um álbum com fotos de Mariana em seu perfil pessoal no Facebook usando essa hashtag. Quando eu vi que o álbum teve muitas curtidas e compartilhamentos, decidi criar uma página com esse nome pra divulgar mais Mariana e mostrar a todos que ela continua linda”, explicou Arlindo.

Conheça Mariana: Nascida em 1696, como arraial de Nossa Senhora do Carmo, Mariana, a primeira Capital de Minas Gerais, recebeu das mãos do presidente Getúlio Vargas o título de Monumento Nacional por seu significativo patrimônio histórico, religioso e cultural, em 1945. Segundo o historiador marianense Rafael Arcanjo Santos, em 1745 o Rei de Portugal, Dom João V, elevou a então Vila Real do Ribeirão do Carmo a categoria de cidade, mudando, portanto, seu nome para Mariana, uma homenagem a Rainha Maria Ana de Áustria. No dia 6 de Julho de 1945, em homenagem a data bicentenária de elevação a categoria de cidade, o presidente Vargas erigiu em Monumento Nacional todo o acervo arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Mariana, dando a cidade o título de Monumento Nacional.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni