A atual administração segue trabalhando por melhorias na cidade que propiciem mais qualidade nos serviços prestados. Prova disso são os 32 novos parquímetros distribuídos pelo centro de Mariana. A troca dos equipamentos ficou por conta da empresa prestadora dos serviços, Lapaza, e não gerou custos ao município.
De acordo com o chefe de Departamento de Trânsito, Eliabe de Freitas, os parquímetros antigos, instalados em 2013, apresentavam falhas técnicas. “Os novos equipamentos são mais modernos, com funcionamento online, o que permite a transmissão em tempo real de todas as informações. Além disso, com eles é possível emitir comprovantes de estacionamento”, explicou.
Para que os motoristas saibam utilizar os equipamentos da maneira correta, o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) iniciou uma Campanha Educativa pela cidade. “Além da panfletagem, instruímos os monitores do rotativo para que eles fiquem próximos aos parquímetros e orientem os motoristas no manuseio dos aparelhos”, afirmou o chefe de Departamento de Trânsito.
O que vai acontecer com os buttons antigos?
Quem possui o button em boas condições deverá trocá-lo pelo cartão gratuitamente na sede do Rotativo, localizada na Praça da Estação, 25, Centro, o quanto antes. Como o cartão será pessoal, podendo ser utilizado para mais de um veículo, é preciso que o motorista faça um cadastro. Para isso, é necessário apresentar os documentos pessoais como carteira de identidade e CPF ou, simplesmente, a carteira de motorista. O cartão, assim como o button, poderá ser recarregado em diversos pontos comerciais.
O novo sistema será multivagas?
Sim, o mesmo equipamento poderá ser acionado por vários motoristas. É importante destacar que você não precisará ir ao mesmo parquímetro que iniciou a contagem do tempo de estacionamento para prolongá-lo. Cada carro poderá ficar estacionado por, no máximo, 2 horas, exceto na Rua André Corsino, onde o tempo limite é de 4 horas por ser uma rua que possui muitas clínicas.
Houve mudanças nos valores?
Não. O valor continua o mesmo: R$ 2,00 por hora. É importante esclarecer que os parquímetros geram uma média de R$ 35 mil por mês para o município. Esse dinheiro é investido na manutenção do sistema e em ações socioeducativas como o programa Jovem Aprendiz e Jovem Cidadão.
Instalarão parquímetros em novas ruas?
Sim. Ainda nesse primeiro semestre a Rua Dom Silvério, da Praça Minas Gerais até o Colégio Providência, terá rotativo.