Com o objetivo de alinhar o andamento das demandas já solicitadas para a Fundação Renova, a Prefeitura de Mariana realizou nesta segunda-feira (22) uma reunião com os moradores para tratar sobre o intenso trânsito de veículos pesados da mineradora Samarco nas vias do distrito de Monsenhor Horta.
O prefeito Duarte Júnior e o vice Newton Godoy estavam presentes no encontro e foram enfáticos em pontuar que vão continuar caminhando junto à Fundação, realizando todas as cobranças necessárias para que o reparo dos danos à população de Mariana não fique somente no papel.
Durante a reunião, a associação de moradores do local relatou todos os impactos que as vias do distrito vêm sofrendo. De acordo com o vice-prefeito, Newton Godoy, ações serão tomadas imediatamente para mitigar os problemas mais sensíveis. “Quando acabar esse fluxo pesado de veículos, faremos as ações definitivas, mas providências têm que ser tomadas imediatamente pela Fundação”, afirmou Newton.
O prefeito Duarte Júnior explicou que todas as ações serão acompanhadas de perto. “O recapeamento asfáltico e também intervenções na alça ferroviárias serão viabilizadas o mais rápido possível pra abrandar os transtornos. A população presente tem feito a diferença para que as ações reparatórias e compensatórias possam ter destaque. Tudo o que foi atingido diretamente, como a destruição das vias por conta do tráfego, são assuntos reparatórios. Eles têm que consertar o que estragaram. É uma obrigação”, pontuou.
Mão de obra local – A contratação de moradores locais para as atividades também foi cobrada pelo prefeito durante a reunião “Se pensarmos direito, Monsenhor Horta foi atingido diretamente. Paracatu de Baixo pertencia a ele, então, a Fundação tem que levar isso em consideração. Vamos reconstruir Paracatu, e porque não contratar moradores de Monsenhor Horta para a realização dos serviços?”, questionou Duarte Júnior.
Estiveram presentes no encontro membros do Legislativo Municipal, secretários municipais, além de representantes da Fundação Renova, que se comprometeram a apresentar soluções técnicas possíveis para o desenvolvimento das demandas levantadas.