O Liberal
Mariana
2 min

Cultura e tradição marcam a Semana Santa em Mariana

Cultura e tradição marcam a Semana Santa em Mariana

Entre os dias 24 de março e 01 de abril, Mariana, cidade que é berço da religiosidade mineira, atraiu olhares de todos os cantos do Brasil para as celebrações da Semana Santa. Além da fé, as tradições como os panos roxos e as colchas bordadas nas sacadas, os longos tapetes de serragem, as marchas fúnebres e festivas entoadas pelas bandas centenárias marianenses, marcaram as festividades por preservar uma maneira singular de celebrar esse período.

A cidade histórica, que tem uma das celebrações mais bonitas do Estado, mantêm tradições que datam dos séculos passados, o que a diferencia de outras cidades. “Faz anos que, durante o período da Semana Santa, venho com meu marido para Mariana. As celebrações daqui são incomparáveis, bem mais emocionantes”, ressalta a paulistana, Sônia Saraiva.

A Semana Santa é uma tradição católica que celebra paixão, morte e ressurreição de Cristo. As festividades iniciaram-se no sábado (24), com a benção dos Santos Óleos, e terminaram no domingo (01), com a ressurreição de Jesus.

Tapetes – Serragem, farinha de trigo, pó de café e flores, deram forma aos tradicionais tapetes, símbolo de fé e devoção dos marianenses durante o Domingo de Páscoa. A tradição de adornar as ruas para passagem de cortejos ultrapassa séculos é relacionada à entrada de Cristo em Jerusalém, quando a população cobre as ruas com ramos para a sua passagem. A arte de fazer tapetes é uma expressão coletiva, onde as serragens dão formas aos desenhos que simbolizam a fé dos homens.

A confecção dos tapetes se transformou numa atração a mais no calendário religioso da cidade. Além do propósito religioso, as atividades têm o intuito de zelar pelo patrimônio e cultura da cidade.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni