A Prefeitura de Itabirito garante mais um grande passo na construção do novo matadouro municipal. No final de dezembro, o Conselho Estadual de Política Ambiental do Governo de Minas Gerais cedeu à Prefeitura a licença prévia para a atividade de abate de médios e grandes animais. “Itabirito está cada vez mais perto de ter um abatedouro licenciado e ambientalmente correto”, explica José Agostinho Antunes, diretor da Divisão de Agropecuária.
Com a construção, localizada no Córrego do Bação, os benefícios serão a geração de novos empregos, aumento na arrecadação de impostos e a garantia dos licenciamentos ambientais e da saúde animal. De acordo com o diretor, o próximo passo é a obtenção da Licença de Instalação, que confirmará a construção definitiva do matadouro.
Com a ideia de estar cada dia mais próximo do produtor rural, em abril de 2010, o Prefeito Manoel da Mota se reuniu com os proprietários de açougues de Itabirito, para a assinatura do protocolo de intenções, acordando sobre a construção do novo abatedouro da cidade.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Magno, explica que essa parceria é pioneira na região. “Com o apoio da Prefeitura, o abatedouro terá o custeio e a manutenção realizados pela iniciativa privada”, diz o secretário. Atualmente, o local para abate dos animais fica no bairro Padre Eustáquio e, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o início das obras está previsto ainda para o primeiro semestre desse ano.