O Liberal
Itabirito
3 min

Câmara de Itabirito realiza primeira reunião do ano

A primeira reunião ordinária da Câmara de Itabirito ocorreu nesta segunda-feira, 7 de fevereiro. Diversos assuntos marcaram a pauta, e o item de palavra livre foi explorado pelos vereadores de oposição para apresentação de denúncias, e de situação para contraposição às mesmas.

Pela oposição a vereadora Celina da Cunha (PSDB) denunciou a demora para obtenção de resultados nos exames de biópsia. “Alguns moradores estão aguardando resultados de exames à quase 1 ano”, frisou. Por sua vez, o vereador Zé Maria (PHS) afirmou que, segundo relato feito em conversa particular pelo ex-presidente da casa, Hélio Garcia, o Primo (DEM) o vereador Ilacy Simões (PDT) teria sido “beneficiado via projeto de lei em pouco menos de R$ 300 mil”. O vereador Ilacy se defendeu, dizendo que o projeto ao qual Zé Maria se referia “recebeu voto contrário de sua pessoa, pois versava sobre algo com que o vereador não concordava”. Zé Maria também denunciou, novamente com base em relato feito a ele por Primo, “que o prefeito Manoel da Mota, além da cúpula do executivo, teriam sido beneficiados em mais de R$ 2 milhões de reais na compra da Fábrica Velha”. A Fábrica Velha é o nome pelo qual é conhecida a Cia. Industrial Itabirito, recentemente falida. Ilacy informou que entrará com processo contra o vereador Zé Maria, para que esse comprove que Primo realmente teria feito tais afirmações. Por sua vez o vereador Alex Salvador (PHS) questionou o estado do aterro sanitário da cidade. “Itabirito foi contemplada com um aterro que hoje, por falta de manutenção, voltou a ser lixão”.

A vereadora Rose da Saúde (PSDC) pediu atenção ao trânsito no bairro Santa Tereza. “Na altura da casa do Sr. Ivo Martins há grande risco devido ao trânsito local e à disposição das vias. É preciso tomar providências, informou”. Já o vereador Ilacy Simões falou em tom de desabafo. Sem entrar em detalhes, disse que sua desilusão com a vereança é grande, e que no futuro não se candidatará novamente para o cargo. “Ser vereador e nada é a mesma coisa em Itabirito, infelizmente. Tentamos trabalhar, mas somos constantemente destratados pelo executivo”. O vereador não entrou em detalhes sobre suas motivações para o desabafo. A reunião foi encerrada com pequeno discurso do novo presidente, Geraldo Mendanha (PT) que mencionou o tom conciliatória que buscará durante sua estadia à frente do legislativo.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni