Itabirito, tradicionalmente, sedia uma das chaves da Taça BH de Futebol Júnior por meio do União Sport Club. A competição completa sua 27º edição, mas devido a novas regras, a cidade não participará do campeonato em 2011. Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Rodrigo Espigão, desde o início do ano, a Prefeitura está em contato, por meio de ofícios, com a diretoria do União, mostrando que a administração municipal está de portas abertas para, mais uma vez, custear as despesas para a participação da equipe na Taça BH. “Após alguns esclarecimentos, o Presidente do União achou melhor a não participação, pois as novas exigências da Federação Mineira de Futebol praticamente inviabilizaram a nossa participação, devido ao curto espaço de tempo para adequação e regularização”, explica Rodrigo Espigão.
No dia 8 de junho, estiveram reunidos na Secretaria de Esporte e Lazer, o secretário Rodrigo Espigão, o empresário José Augusto, Raimundo Neiva, e o coordenador da taça, Chafit Felipe, que veio comunicar as mudanças no regulamento. Uma das novas regras passaria a exigir dos clubes participantes, que tenham contrato em vigor com os atletas e o registro publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), “restringindo as parcerias com outros clubes e o empréstimo de jogadores”, conta o secretário.
“Nós, assim como a Prefeitura de Itabirito, estávamos bastante interessados que a taça fosse realizada mais um ano na cidade. Infelizmente, essa nova regra irá dificultar a vinda de jogadores de fora para participar do torneio, o que prejudicou muito a nossa presença na competição”, destaca Raimundo Neiva.