A 14 km do Centro de Itabirito, o distrito de São Gonçalo do Bação realiza seu XIII Festival de Inverno, entre os dias 16 e 24 de julho, com muita música, apresentações de dança, teatro, artesanato, oficinas culturais, cinema e o clima acolhedor da estação. “São Gonçalo do Bação é um distrito que tem se destacado pelas atividades de seus moradores. O Festival é uma maneira de, mais uma vez, o distrito mostrar o que lá existe de melhor. Itabirito se engrandece pela dedicação e trabalho dessas pessoas”, destaca Ivacy Simões, secretário de Patrimônio Cultural e Turismo.
Com o apoio da Prefeitura, o XIII Festival de Inverno São Gonçalo do Bação tem uma programação gratuita para o público, com atrações locais e regionais para todos os gostos. “O festival proporciona a interação cultural e social, promovendo também apresentações culturais e artísticas que levam tanto ao entretenimento quanto ao aprimoramento da visão crítica do indivíduo, para valorização do patrimônio histórico e cultural”, enfatiza Márcia Francisco, assessora de imprensa do festival.
Em 2011, são destaques na programação do Festival as apresentações do Grupo Maracatu Baobá, Cia Circunstância, Tribo e a prata da casa, o Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação. “O local tem se tornado pólo de expressão artística, graças ao trabalho voluntário de profissionais da região”, ressalta Márcia Francisco.
Inscrições e outras informações sobre o Festival, acesse www.festivalinvernobacao.blogspot.com ou entre em contato pelo telefone (31) 3562-1177. “Convidamos à população de Itabirito para visitar e prestigiar as atrações do Festival de Inverno de São Gonçalo do Bação”, finaliza Ivacy Simões.
História do Festival
Segundo a assessora de imprensa do festival, a iniciativa começou em 1999, organizado pelo Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação e realizado com os recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Itabirito. O objetivo do Festival de Inverno de São Gonçalo do Bação “é potencializar e integrar a diversidade das expressões culturais, individuais e coletivas, por meio do intercâmbio de experiências e conhecimentos dos participantes”, afirma Márcia Francisco.