A comemoração do grande sucesso da 21ª JuliFEST foi realizada na última sexta-feira, 22, no Salão Comunitário do bairro Santa Rita. A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Itabirito reuniu, pela primeira vez, os presidentes e representantes das associações comunitárias participantes da festa, além da Associação de Deficientes de Itabirito (ADI), para celebrar o número recorde de arrecadação nesta edição da festa, realizada entre os dias 14 a 17 de julho. “Quero agradecer a todos vocês pelo empenho na construção das barracas, ajudando a gente na organização da JuliFEST. Se Deus quiser, vamos fazer uma festa melhor que a deste ano e isso só será possível com a participação de todos”, destacou Rildox, vice-prefeito de Itabirito.
“Hoje é a comemoração de uma missão cumprida. Estamos muito felizes com a participação e o envolvimento, tanto das associações quanto do público. São vocês que fazem a festa!”, afirmou Cynthia Esteves, secretária de Assistência Social. Neste ano, participaram 17 associações comunitárias participantes, além da ADI. “A gente fica muito alegre, porque é a 1ª vez que estamos tendo a oportunidade de estar confraternizando o grande sucesso da JuliFEST. E peço a Deus para que possa acontecer sempre”, comemorou Antônio de Oliveira Bosco, presidente da associação comunitária do bairro Santa Rita.
Para o coordenador de Gestão e Ação Social da Prefeitura de Itabirito, Leandro Marques, o objetivo da festa, que é o social, foi superado. “A proposta é interagir associações, população e poder público num foco social. Com isso, a gente busca atender as demandas das comunidades mais carentes e construir aquilo que cada uma propõe a seus moradores, por meio da arrecadação dos recursos durante a festa”, ressalta Leandro Marques. “Este ano a JuliFEST foi a melhor de todas, em todos os sentidos, e o ano que vem será ainda melhor”, completa o coordenador.
Em 2011, o lucro obtido com a venda dos produtos típicos foi superior à edição de 2010. “Tivemos um aumento em torno de 30% em relação ao ano passado”, informa Preciliana Marta Marques, 2ª tesoureira da Associação Comunitária da Vila Gonçalo. “No princípio, eu tive muito medo, mas quando eu vi que tudo estava dando certo e que havia apoio da Prefeitura, nós fomos em frente. E, no final, nós não nos arrependemos. A gente teve um resultado muito bom, ainda mais que tivemos a felicidade de ter uma moradora do nosso bairro eleita como rainha”, destaca Leni Pereira de Pádua, Presidente da Associação Comunitária do bairro Agostinho Rodrigues. “Essa oportunidade é muito boa para motivar os demais presidentes para entrarem de corpo e alma, como nós entramos. Tenho certeza que todos que participaram não têm nada a reclamar”, completa a presidente.
Durante a confraternização, o balanço positivo da festa foi o assunto mais comentado. “Achei muito grandiosa a festa. Os shows foram muito bons e atraíram muita gente. Não esperávamos que o show de quinta-feira tivesse tanta gente. Na próxima reunião da minha equipe, já vou convocá-los para a próxima JuliFEST”, falou Paulo Morandini, Presidente da associação comunitária do bairro de Lourdes. “Já estamos pensando no que precisa ser melhorado para o ano que vem, para tornar esta festa ainda melhor!”, garante Cynthia Esteves.
Inclusão
A novidade de 2011 foi a inclusão da Associação dos Deficientes Físicos de Itabirito (ADI), que montou uma barraquinha e contou com o atendimento ao público feito pelos portadores de necessidades especiais. “Durante a festa, eu tive a oportunidade de ver deficientes trabalhando como eu não conseguiria trabalhar. Vocês nos deram a oportunidade de viver esta verdadeira inclusão social com os deficientes. Vocês me ajudaram a realizar um sonho, que foi ver o deficiente de igual para igual com todo mundo”, destaca Ivana Pereira, secretária e coordenadora dos projetos da ADI.